Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11372
Registro completo de metadados
Campo Dublin Core | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Marileny Aparecida | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Cristina | - |
dc.contributor.author | Nunes, Célia Maria Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T14:21:32Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T14:21:32Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C.; NUNES, C. M. F. Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, p. 880-889, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7236>. Acesso em: 19 mar. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-2842 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11372 | - |
dc.description.abstract | Apesar de haver, desde a década de 1990, uma maior atenção da comunidade científica e das políticas públicas à inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares, não se verifica o mesmo cuidado com a formação dos professores para ensinar Matemática em uma perspectiva inclusiva. Neste artigo, analisa-se a experiência vivida por participantes de um curso de extensão voltado para uma Educação Matemática Inclusiva. O curso envolveu, dentre outras coisas, a vivência em situações matemáticas nas quais os participantes se encontravam temporariamente privados do sentido da visão. A análise dos dados - produzidos por meio de observação dos encontros (diário de campo, gravações em áudio e vídeo), bem como por registros produzidos pelos participantes e por questionário - evidencia indícios de mobilização de saberes pedagógicos voltados para uma prática pedagógica inclusiva bem como o potencial de ações extensionistas para a formação de professores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática Inclusiva | pt_BR |
dc.title | Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher knowledge for the inclusion of students with visual impairment in mathematics classes : analysis of the potential of an extension course. | pt_BR |
dc.type | Artigo publicado em periodico | pt_BR |
dc.rights.license | Os trabalhos publicados na PEM estão sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Perspectivas da Educação Matemática (PEM)<http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 03 fev. 2017. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEEMA - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_SaberesDocentesInclusão.pdf | 705,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.