Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11372
Title: Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão.
Other Titles: Teacher knowledge for the inclusion of students with visual impairment in mathematics classes : analysis of the potential of an extension course.
Authors: Martins, Marileny Aparecida
Ferreira, Ana Cristina
Nunes, Célia Maria Fernandes
Keywords: Educação Matemática Inclusiva
Issue Date: 2018
Citation: MARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C.; NUNES, C. M. F. Saberes docentes para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : análise do potencial de um curso de extensão. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, p. 880-889, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7236>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Abstract: Apesar de haver, desde a década de 1990, uma maior atenção da comunidade científica e das políticas públicas à inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares, não se verifica o mesmo cuidado com a formação dos professores para ensinar Matemática em uma perspectiva inclusiva. Neste artigo, analisa-se a experiência vivida por participantes de um curso de extensão voltado para uma Educação Matemática Inclusiva. O curso envolveu, dentre outras coisas, a vivência em situações matemáticas nas quais os participantes se encontravam temporariamente privados do sentido da visão. A análise dos dados - produzidos por meio de observação dos encontros (diário de campo, gravações em áudio e vídeo), bem como por registros produzidos pelos participantes e por questionário - evidencia indícios de mobilização de saberes pedagógicos voltados para uma prática pedagógica inclusiva bem como o potencial de ações extensionistas para a formação de professores.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11372
ISSN: 2359-2842
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na PEM estão sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Perspectivas da Educação Matemática (PEM)<http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 03 fev. 2017.
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_SaberesDocentesInclusão.pdf705,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.