Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11353
Título: Planejamento estratégico organizacional : reflexões a partir da utilização das matrizes SWOT e GUT em uma associação de catadores de materiais recicláveis.
Autor(es): Alves, Jean Carlos Machado
Mendonça, Fabrício Molica de
Veloso, Letícia Helena Medeiros
Magalhães, Guilherme Henrique de
Palavras-chave: Sustentabilidade
Data do documento: 2018
Referência: ALVES, J. C. M. et al. Planejamento estratégico organizacional : reflexões a partir da utilização das matrizes SWOT e GUT em uma associação de catadores de materiais recicláveis. Revista Eletronica Sistemas & Gestão, v. 13, n. 2, p. 219-231, 2018. Disponível em: <http://www.revistasg.uff.br/index.php/sg/article/view/1383/874>. Acesso em: 19 fev. 2019.
Resumo: O trabalho teve como objetivo aplicar as matrizes SWOT e GUT na Associação de Materiais Recicláveis do Município de João Monlevade- MG para analisar sua situação atual e estabelecer prioridades em relação aos principais problemas levantados, de modo a servir de insumos para a construção de um planejamento estratégico. Para tanto, utilizou-se as matrizes SWOT e GUT, que são ferramentas que promovem o diagnóstico do ambiente organizacional, priorizando algumas ações estratégicas que ampliam a possibilidade de sucesso da organização, tanto no presente como no futuro. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo fundamenta-se em pesquisas bibliográficas e documentais, pesquisa-ação, acompanhamento das atividades diárias da associação, participação nas reuniões internas e externas dos associados e/ou parceiros da organização, diálogo com os catadores, acompanhamento e análise do programa da coleta seletiva implantada. Observa-se que a aplicação das matrizes SWOT e GUT colabora para o reconhecimento de características que inviabilizam a sustentabilidade, produtividade, fidelização dos clientes, vantagem competitiva, entre outras, tão importantes quanto as destacadas. O resultado da pesquisa apresenta fatores que auxiliaram na edificação de novas fases e ações de curto, médio e/ou longo prazo na associação, de modo a tentar garantir sucesso e sustentabilidade.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11353
DOI: https://doi.org/10.20985/1980-5160.2018.v13n2.1383
ISSN: 1980-5160
Licença: O periódico Sistemas & Gestão permite aos autores publicarem e distribuirem seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: Sistemas & Gestão <http://www.revistasg.uff.br/index.php/sg/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 01 fev. 2017.
Aparece nas coleções:DEENP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PlanejamentoEstratégicoOrganizacional.pdf387,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.