Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11349
Título: Implementação de ações gestionárias em uma associação de catadores de materiais recicláveis.
Título(s) alternativo(s): Implementation of management actions at an association of recyclable materials.
Autor(es): Chagas, Tays Torres Ribeiro das
Andrade, Yã Grossi
Maria, Robert Cruzoaldo
Silva, Anelisa Bonato da
Marcelino, Daniele Gomes
Barbosa, Lucas César
Palavras-chave: Organização do trabalho
Gestão
Ergonomia
Data do documento: 2018
Referência: CHAGAS, T. T. R. das et al. Implementação de ações gestionarias em uma associação de catadores de materiais recicláveis. Revista Conexão UEPG, v. 14, n. 3, p. 356-366, 2018. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/11725>. Acesso em: 15 fev. 2019.
Resumo: O artigo apresenta as ações e os resultados de um projeto de extensão intitulado “Implementação de Ações Gestionárias em uma Associação de Catadores de Materiais Recicláveis”. Promoveram-se capacitações e intervenções físicas na associação, as quais contribuíram para o seu desenvolvimento e perpetuação. A associação, que é a única fonte de renda dos catadores, foi fundada em 2006 pela Prefeitura de Ouro Preto-MG para retirá-los das condições precárias de trabalho no lixão do município. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com observação direta, entrevistas semiestruturadas e princípios da andragogia, a qual proporcionou maior interação entre pesquisadores e catadores, facilitando a troca de saberes e a apropriação das técnicas utilizadas. Como resultado, têm-se melhorias na divulgação, na periodicidade e nas rotas da coleta seletiva; na organização do trabalho, nos aspectos ergonômicos, no aumento do volume coletado e na geração de renda.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11349
DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0007
ISSN: 2238-7315
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Conexão UEPG estão sob licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Conexão UEPG <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DEPRO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ImplementaçãoAçõesGestionárias.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.