Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11320
Título: Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the bachelor of Tourism in Brazil in light of the National Examination of Student Performance (ENADE).
Autor(es): Carvalho, Alissandra Nazareth de
Holanda, Luciana Araújo de
Martins, Patrícia Cristina Statella
Novo, Cristiane Barroncas Maciel Costa
Palavras-chave: Qualidade do Ensino Superior
Quality of Higher Education
Data do documento: 2018
Referência: CARVALHO, A. N. de et al. Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Turismo Visão e Ação, v. 20, n. 3, p. 389-401, set./dez. 2018. Disponível em: <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/13489>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo avaliar o curso de bacharelado em Turismo no Brasil com base nos indicadores dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no período de 2006 a 2012, bem como conhecer a visão que as Instituições de Ensino Superior (IES) e as associações/entidades profissionais da área de turismo têm a respeito do referido exame. Para construção deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, nas quais foram aplicados questionários a docentes e coordenadores de cursos, bem como a representantes de associações e entidades de classe. Foi possível observar que o Enade é um instrumento de avaliação relevante que impacta na formação do estudante, bem como na atuação de coordenadores e professores de IES, ainda que a relevância desse processo e a infinidade de possibilidades de aprimoramento educacionais apresentadas pelo referido exame não estejam totalmente claras para esses acadêmicos e profissionais.
Resumo em outra língua: This article aims to evaluate the Bachelor’s degree in tourism in Brazil, based on the indicators of courses in the National Examination of Student Performance (ENADE), from 2006 to 2012. It also investigates the opinions of Institutions of Higher Education and professional associations/entities in the area of tourism with regard to this examination. For the construction of this work, bibliographical, documentary and field research were carried out, with questionnaires being applied to teachers and course coordinators, as well as representatives of associations and class entities. It was observed that the Enade is a relevant evaluation tool that impacts on student training and on the performance of coordinators and teachers, although the relevance of this process and the infinity of educational improvement possibilities presented by this exam is not totally clear to these students and practitioners.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11320
ISSN: 1983-7151
Licença: A Revista Turismo Visão e Ação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1829>.Acesso em: 27 mar. 2019.
Aparece nas coleções:DETUR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliaçãoBachareladoTurismo.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.