Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11259
Title: Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.
Authors: Oliveira, Breynner Ricardo de
Coelho, Jianne Ines Fialho
Issue Date: 2018
Citation: OLIVEIRA, B. R. de; COELHO, J. I. F. Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Vozes dos Vales, v. 13, p. 1-25, maio 2018. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2019.
Abstract: Este artigo analisa como a formação ofertada pelo Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) influenciou a prática de uma gestora de uma escola municipal em um dos polos de formação e em que medida foi relevante para a democratização da gestão da escola. Para tal, a entrevista narrativa proposta por Jovchelovitch & Bauer (2002) foi a estratégia adotada para a obtenção dos dados. A narração da experiência, segundo a autora, é o modo como o docente integra sua teoria e prática de ensino, aproximando-se do seu cotidiano. A análise se deu a partir das seguintes categorias: (1) gestão democrática; (2) o trabalho do gestor e (3) a formação no Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. A análise da narrativa permite concluir que o PNEG contribuiu positivamente para o exercício da função e que o processo de democratização vem ganhando força e espaço.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11259
metadata.dc.identifier.uri2: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdf
ISSN: 2238-6424
Appears in Collections:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_NarrativaDocenteFormação.pdf623,88 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.