Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11255
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorCorrêa, Hércules Tolêdo-
dc.contributor.authorCastro, Marcelo de-
dc.date.accessioned2019-05-09T16:00:05Z-
dc.date.available2019-05-09T16:00:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCORRÊA, H. T.; CASTRO, M. de. Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 3, p. 851-874, jul./set. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n3p851>. Acesso em: 13 fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2175-795X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11255-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo caracterizar e analisar como uma professora de Língua Portuguesa explora a leitura e a escrita de gêneros discursivos multimodais, em eventos de letramento, com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de revelar e discutir possibilidades que emergem de práticas desta natureza em prol dos multiletramentos. Do ponto de vista metodológico, a prática de uma educadora, em três turmas de uma escola pública de Ouro Preto (Minas Gerais), foi acompanhada durante seis meses, compreendidos nos anos de 2015 e 2016, nos quais os alunos, para quem ela lecionou, cursaram, respectivamente, o 8º e o 9º anos do Ensino Fundamental. A partir de instrumentos de coleta de dados de natureza qualitativa, como a observação participante, os registros no caderno de campo e as gravações em áudio, foram selecionados e caracterizados eventos de letramento a partir dos quais foi possível analisar possibilidades com relação à mediação docente de práticas de leitura e de escrita com gêneros discursivos multimodais. Dessa forma, os dados coletados permitiram discutir: i. as concepções subjacentes à prática pedagógica da educadora; ii. os recursos didático-pedagógicos utilizados em sala de aula; iii. a abordagem e as estratégias discursivas empregadas pela professora. Além disso, os resultados apontaram os êxitos das práticas investigadas, assim como reforçaram a centralidade da prática docente relativa aos multiletramentos no referido componente curricular.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.subjectDiscursive genrespt_BR
dc.titleMultiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG.pt_BR
dc.title.alternativeMultiliteracies in portuguese classes in a public school in Ouro Preto-MG.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseA Revista Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas da revista Perspectiva. Fonte: revista Perspectiva <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em 25 mar. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenThis research aims to characterize and analyze the way a Portuguese Language teacher explores reading and writing in multimodal discursive genres to reveal and discuss the possibilities that emerge from these practices, in promoting the multiliteracies, during literacy events, which took place in a Primary School with students in their final years. Regarding the methodology, for six months between 2015 and 2016 observation was undertaken of the practice of a teacher in three classes of a Public School in Ouro Preto (Minas Gerais). During this time the students for whom she taught attended the 8th and 9th grade of Primary School, respectively. Based on qualitative data collection instruments, such as participant observation, field notes and audio recordings, were selected and characterized events of literacy from which it was possible to analyze possibilities related to the teaching mediation of reading and writing practices with multimodal discursive genres. Thus, the data collected allowed us to discuss: i. the conceptions underlying the pedagogical practice of the educator; ii. the didactic pedagogical resources used in the classroom; iii. the approach and the discursive strategies employed by the teacher. In addition, the results pointed the successes of the investigated practices, as well as reinforcing the centrality of teaching practice concerned multiliteracies in the mentioned subject.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p851pt_BR
Aparece nas coleções:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MultiletramentoAulasPortuguês.pdf545,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.