Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11255
Título : Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG.
Otros títulos : Multiliteracies in portuguese classes in a public school in Ouro Preto-MG.
Autor : Corrêa, Hércules Tolêdo
Castro, Marcelo de
Palabras clave : Multimodalidade
Gêneros discursivos
Multimodality
Discursive genres
Fecha de publicación : 2018
Citación : CORRÊA, H. T.; CASTRO, M. de. Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 3, p. 851-874, jul./set. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n3p851>. Acesso em: 13 fev. 2019.
Resumen : Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar e analisar como uma professora de Língua Portuguesa explora a leitura e a escrita de gêneros discursivos multimodais, em eventos de letramento, com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de revelar e discutir possibilidades que emergem de práticas desta natureza em prol dos multiletramentos. Do ponto de vista metodológico, a prática de uma educadora, em três turmas de uma escola pública de Ouro Preto (Minas Gerais), foi acompanhada durante seis meses, compreendidos nos anos de 2015 e 2016, nos quais os alunos, para quem ela lecionou, cursaram, respectivamente, o 8º e o 9º anos do Ensino Fundamental. A partir de instrumentos de coleta de dados de natureza qualitativa, como a observação participante, os registros no caderno de campo e as gravações em áudio, foram selecionados e caracterizados eventos de letramento a partir dos quais foi possível analisar possibilidades com relação à mediação docente de práticas de leitura e de escrita com gêneros discursivos multimodais. Dessa forma, os dados coletados permitiram discutir: i. as concepções subjacentes à prática pedagógica da educadora; ii. os recursos didático-pedagógicos utilizados em sala de aula; iii. a abordagem e as estratégias discursivas empregadas pela professora. Além disso, os resultados apontaram os êxitos das práticas investigadas, assim como reforçaram a centralidade da prática docente relativa aos multiletramentos no referido componente curricular.
metadata.dc.description.abstracten: This research aims to characterize and analyze the way a Portuguese Language teacher explores reading and writing in multimodal discursive genres to reveal and discuss the possibilities that emerge from these practices, in promoting the multiliteracies, during literacy events, which took place in a Primary School with students in their final years. Regarding the methodology, for six months between 2015 and 2016 observation was undertaken of the practice of a teacher in three classes of a Public School in Ouro Preto (Minas Gerais). During this time the students for whom she taught attended the 8th and 9th grade of Primary School, respectively. Based on qualitative data collection instruments, such as participant observation, field notes and audio recordings, were selected and characterized events of literacy from which it was possible to analyze possibilities related to the teaching mediation of reading and writing practices with multimodal discursive genres. Thus, the data collected allowed us to discuss: i. the conceptions underlying the pedagogical practice of the educator; ii. the didactic pedagogical resources used in the classroom; iii. the approach and the discursive strategies employed by the teacher. In addition, the results pointed the successes of the investigated practices, as well as reinforcing the centrality of teaching practice concerned multiliteracies in the mentioned subject.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11255
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p851
ISSN : 2175-795X
metadata.dc.rights.license: A Revista Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas da revista Perspectiva. Fonte: revista Perspectiva <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em 25 mar. 2019.
Aparece en las colecciones: DEETE - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_MultiletramentoAulasPortuguês.pdf545,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.