Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11229
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorMozzer, Nilmara Braga-
dc.contributor.authorJusti, Rosária da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-08T16:00:30Z-
dc.date.available2019-05-08T16:00:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMOZZER, N. B.; JUSTI, R. da S. Modelagem analógica no ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 155-182, abr. 2018. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/883>. Acesso em: 7 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11229-
dc.description.abstractNeste artigo, nos propusemos a investigar: (i) as etapas que podem ser usadas para guiar a proposição e o desenvolvimento de atividades de modelagem analógica no ensino de ciências; e (ii) como atividades de modelagem analógica propostas com base naquelas etapas podem ter contribuído para que os estudantes de ciências vivenciassem os subprocessos do raciocínio analógico. Para atender ao primeiro propósito, adaptamos as etapas apresentadas na literatura para o processo de modelagem de forma que possibilitassem a elaboração, crítica e revisão de modelos e analogias. Para atender ao segundo propósito, realizamos um estudo empírico no qual desenvolvemos uma sequência ensino sobre o tema dissolução, fundamentada na modelagem analógica. A sequência foi desenvolvida em uma turma de Química do primeiro ano do ensino médio e deu origem ao estudo de caso analisado neste artigo. Nossos resultados evidenciaram elementos específicos das atividades de modelagem analógica que favoreceram a ocorrência dos subprocessos de raciocínio analógico, inclusive daqueles identificados como não espontâneos em estudos anteriores. Destacamos como uma das implicações deste estudo, que a descrição proposta para as etapas da modelagem analógica pode orientar professores e pesquisadores na proposição e condução de atividades voltadas para o ensino de ciências, nas quais modelos e analogias são criados, criticados e revisados pelos estudantes, num processo em que os significados vão sendo gradualmente negociados na tentativa de se compreender a entidade modelada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAnalogiaspt_BR
dc.subjectAnalogiespt_BR
dc.titleModelagem analógica no ensino de ciências.pt_BR
dc.title.alternativeAnalogical modelling in science education.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na IENCI estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 04 set. 2017.pt_BR
dc.description.abstractenIn this paper, we aimed at investigating: (i) the steps that can be used to guide the elaboration and the conduction of analogical modelling activities in science education; and (ii) the way in which the analogical modelling activities based on those steps may have contributed to science students’ experience of the subprocesses of analogical reasoning. To address the first purpose, we adapted some stages for modelling found in the educational literature, so that they would make the development, review and revision of models and analogies possible. To address the second purpose, we conducted an empirical study. A teaching sequence about the dissolving process, based on analogical modelling, was producOrg. The sequence was taught in a first-year high school chemistry class, and the data collected supported the drawing of the case study analysed in this paper. Our results showed that specific elements of analogical modelling activities that supported the occurrence of the analogical reasoning sub-processes, including those identified as not spontaneous in previous studies. One of the implications of this study is that our description for analogical modelling steps can guide teachers and researchers on designing and conducting science teaching activities in which models and analogies could be created, criticised and reviewed by students, in a process in which meanings are being gradually negotiated in an attempt to understand the entity modellOrg.pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p155pt_BR
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ModelagemAnalógicaEnsino.pdf987,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.