Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11125
Title: Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying.
Other Titles: Identification of strategies used by Physical Education teachers to prevent the Bullying.
Authors: Martins, Maxiano Dâmaso
Silva, Siomara Aparecida da
Coelho, Daniel Barbosa
Oliveira, Lenice Kappes Becker
Oliveira, Emerson Cruz de
Keywords: Violência
Escola
Violence
School
Issue Date: 2018
Citation: MARTINS, M. D. et al. Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying. Motricidade, v. 14, p. 33-38, 2018. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/16233>. Acesso em: 20 fev. 2019.
Abstract: O objetivo do trabalho foi investigar a percepção dos professores de Educação Física sobre a ocorrência de bullying nas escolas que atuam e elencar as ações utilizadas para prevenir o problema. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como instrumento uma entrevista semiestruturada. Com base nos resultados é possível afirmar que as escolas não assumem o compromisso de planejar e aplicar estratégias que possam prevenir o fenômeno do bullying. Os dados também indicam que a formação inicial pode ter sido deficiente na preparação de professores para compreender e combater esse tipo de violência. Esperase que este estudo possa levar à reflexão não somente os professores envolvidos, mas também as instituições de ensino superior assim como as escolas para que o bullying seja corretamente estudado e combatido.
metadata.dc.description.abstracten: The objective of this study was to investigate the perception of Physical Education teachers about the occurrence of bullying in the schools that act and to list the actions used to prevent the problem. A semistructured interview was the instrument used in this qualitative study. Based on the results, it is possible to affirm that schools are not committed to planning and applying strategies that can prevent the phenomenon of bullying. The data also indicate that initial training may have been deficient in preparing teachers to understand and combat such violence. It is hoped that this study may lead to reflection not only the teachers involved, but also higher education institutions as well as schools so that the bullying is properly studied and combated.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11125
ISSN: 1646-107X
metadata.dc.rights.license: O periódico Motricidade permite o arquivamento do PDF do editor em Repositório Institucional. Fonte: Sherpa/Romeo <http://www.sherpa.ac.uk/romeo/search.php?issn=1646-107X>. Acesso em: 03 jan. 2017.
Appears in Collections:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_IdentificaçãoEstratégiasUtilizadas.pdf226,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.