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dc.contributor.authorSavassi, Leonardo Cançado Monteiro-
dc.contributor.authorDias, Elizabeth Costa-
dc.contributor.authorGontijo, Eliane Dias-
dc.date.accessioned2019-04-22T16:06:30Z-
dc.date.available2019-04-22T16:06:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSAVASSI, L. C. M.; DIAS, E. C.; GONTIJO, E. D. Formação médica, Atenção Primária e interdisciplinaridade: relato de experiência sobre articulações necessárias. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 1, p. 189-204, jan./jun. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2339>. Acesso em: 7 mar. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2237-5864-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11102-
dc.description.abstractRelata-se a experiência de implantação de atividade curricular obrigatória, de 225 horas, em três semestres sequenciais do curso médico da Universidade Federal de Minas Gerais, voltada para o desenvolvimento de competências na prática em serviço. Descrevem-se as estratégias educacionais utilizadas para oportunizar aos estudantes: o reconhecimento da Rede de Atenção à Saúde e seu território, a determinação social do processo saúde-doença, o processo de trabalho das equipes, o estabelecimento de vínculo e relações interpessoais. Pautadas pela intencionalidade pedagógica e pela cooperação entre instituição formadora e serviços de saúde, as ações foram mediadas por docentes e contaram com participação ativa da equipe profissional nas atividades desenvolvidas em unidades de saúde, território e domicílios. A adequada compreensão da Atenção Primária à Saúde e a valorização de ações de promoção da saúde desenvolvidas a partir das necessidades de saúde das comunidades abordadas foram evidenciadas nos portfólios reflexivos sobre a prática, demonstrando o êxito da iniciativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectSaúde da famíliapt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de saúdept_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.titleFormação médica, Atenção Primária e interdisciplinaridade : relato de experiência sobre articulações necessárias.pt_BR
dc.title.alternativeMedical training, primary care and interdisciplinarity : experience report on necessary joints.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Revista Docência do Ensino Superior estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Docência do Ensino Superior <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 jan. 2018.pt_BR
dc.description.abstractenWe report a compulsory curricular implantation experience of 225 hours in three sequential semesters of the Federal University of Minas Gerais medical course, focused on the skills development in service practice. The educational strategies for student development are described as: health care network recognition and its territory, the social determination of health-disease process, the work process of the equipment, the establishment of bond and the interpersonal relations. Guided by pedagogical intentionality and health services cooperation, actions were tutored by teachers and accounted with specialized team participation in the activities developed in Health Units, territory and households. An adequate evaluation of Primary Health Care and a valuation of Health Promotion actions developed from the addressed communities health needs were evidenced in the reflexive portfolios about the practice, demonstrating the initiative success.pt_BR
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