Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11101
Title: Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência.
Other Titles: Facebook as a complementary learning tool in a Family and Community Medicine discipline : experience report.
Authors: Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Toneli, Bárbara Rodrigues
Santos, Álisson Oliveira dos
Pereira, Rodrigo Pastor Alves
Keywords: Rede social
Educação
Social networking
Education
Issue Date: 2018
Citation: SAVASSI, L. C. M. et al. Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 2, p. 156-177, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2359>. Acesso em: 7 mar. 2019.
Abstract: O uso de redes sociais no processo de aprendizagem expandiu-se nos últimos anos devido à sua popularidade entre os estudantes, à flexibilidade do tempo gasto na rede e ao seu potencial de interação entre professores e alunos. Apresenta-se a experiência da disciplina “Medicina de Família e Comunidade”, da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, em que a rede social Facebook é utilizada como ferramenta complementar no processo de aprendizado acadêmico. Em um grupo controlado e secreto dessa rede, alunos matriculados na disciplina convertem dúvidas clínicas cotidianas em objetivos de aprendizado sob a mediação dos professores responsáveis. A participação dos acadêmicos não é obrigatória nem possui caráter avaliativo. Trata-se de estratégia complementar na qual houve participação ativa a partir das dúvidas levantadas nos atendimentos ambulatoriais, tornando as interações dos alunos qualificadas e o processo de aprendizagem contextual e significativo.
metadata.dc.description.abstracten: The use of Social Networks in learning process has expanded in recent years due to its popularity among students, the flexibility of time spend there and its potential for teachers and students interaction and among students themselves. We present the Federal University of Ouro Preto School of Medicine “Family and Community Medicine” discipline experience, where Facebook Social Network is used as a complementary tool in the academic learning process. In a controlled and secret group of this network, the students enrolled in the discipline convert daily clinical doubts into learning objectives under supervision of the responsible teachers. The academics participation is neither mandatory nor evaluative. It is a complementary strategy in which there was active participation arising from patient care doubts, making the students’ interactions qualified, and the process of learning contextual and meaningful.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11101
ISSN: 2237-5864
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Revista Docência do Ensino Superior estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Docência do Ensino Superior <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 jan. 2018.
Appears in Collections:DEMSC - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_FacebookFerramentaComplemetar.pdf628,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.