A educação da anormalidade na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940).

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Data
2019
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Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar a educação escolar das pessoas consideradas anormais em Minas Gerais, nos anos de 1925 a 1940, a partir dos textos publicados na Revista do Ensino. Pretende-se compreender, por um lado, quais as concepções de educação dos sujeitos considerados anormais circularam na ambiência educacional em Minas Gerais, por meio dos artigos escritos por educadores, políticos e intelectuais que, de alguma forma, participaram da referida dessa construção. Por outro lado, investiga a articulação desses artigos com as Reformas Educacionais, que, em alguma medida, se referiram à questão da educação da anormalidade. Para as análises dos artigos, toma-se como referência central os pressupostos teóricos de Michel de Foucault (2001), presentes na obra Os anormais, destacando a concepção de anormalidade. Como fontes principais foram utilizados os artigos da revista e a legislação do período: reformas do ensino, leis, decretos, regulamentos etc. Para abordar a Revista do Ensino como um periódico da imprensa pedagógica foram eleitas as considerações de Roger Chartier (2003) assentadas no conceito de “circulação” e alcances da escrita no impresso, visto que a circulação da revista pode ser entendida como orientadora de práticas de educar a infância considerada anormal. Se por um lado, a pesquisa procurou compreender quais as concepções de educação dos sujeitos considerados anormais circulavam na ambiência educacional de Minas Gerais, a partir dos artigos publicados na Revista do Ensino, por outro lado, investigou a articulação dessas publicações com as reformas educacionais ocorridas no Brasil e em Minas Gerais, que, em alguma medida, se referiam à educação dos anormais. Espera-se com os resultados desta pesquisa contribuir com o campo da História da Educação em Minas Gerais, e em especial com o campo da História da Educação Especial, ampliando o debate sobre a invisibilidade e apagamento dos sujeitos considerados anormais, especiais, deficientes, portadores de deficiência – cada um desses termos adequados ao tempo e contexto foram/são empregados – nos espaços e discursos voltados para os projetos de educação no Brasil.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Educação especial, Revista de Educação, Educação - história
Citação
SANTOS, Eli Ribeiro dos. A educação da anormalidade na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940). 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.