Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11037
Título: A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.
Autor(es): Azevedo, Núbia Maria Silva de
Orientador(es): Martins, Nair Prata Moreira
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Marketing esportivo
Redes sociais
Sport Club Corinthians Paulista
Data do documento: 2019
Membros da banca: Martins, Nair Prata Moreira
Soares, Rafael Fortes
Souza, Marcelo Freire Pereira de
Referência: AZEVEDO, Núbia Maria Silva de. A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: O presente estudo visa identificar e analisar as estratégias do Sport Club Corinthians Paulista para despertar o engajamento do torcedor corinthiano. Para tal, primeiramente, é traçado um histórico do futebol, desde os primórdios deste esporte, abordando a sua chegada ao Brasil e a história do Corinthians. Destaca-se ainda a transformação do futebol em negócio lucrativo e espetáculo midiático. Em seguida discute-se os conceitos de marketing, marketing esportivo, marketing digital, cibertorcedor e ciberarquibancadas. Posteriormente, aborda-se o surgimento de um novo consumidor e a definição do constructo engajamento. Metodologicamente, o estudo tem por base a pesquisa bibliográfica, a análise de conteúdo e coleta automatizada de dados, além de entrevistas, realizadas com Gabriel Nicolatti, coordenador de conteúdo da equipe de comunicação; Fernanda Lourenço, gerente de atendimento do Departamento de Marketing; e Vinícius Alves, assessor de imprensa do Departamento Cultural do clube; e da observação não-participante, feita junto ao Departamento de Comunicação na sede do clube paulista. Ao final realiza-se uma análise das redes sociais, Facebook, Twitter e YouTube, e das ações desenvolvidas off-line pelo Corinthians, a Visita Monitorada ao Parque São Jorge, ao Memorial do clube e o Tour da Arena Corinthians. Conclui-se que o Corinthians cria uma atmosfera que propicia o engajamento do seu torcedor, aumentando os pontos de contato e conexão com o mesmo, e produzindo significados para motivar e gerar interesse.
Resumo em outra língua: The present study aims to identify and analyze the strategies of the Sport Club Corinthians Paulista to arouse the engagement of the Corinthians fans. For this, first, is traced a history of football, from the beginnings of this sport, addressing his arrival in Brazil and the history of Corinthians. It also highlights the transformation of football into a profitable business and media spectacle. Next, we discuss the concepts of marketing, sports marketing, digital marketing, cibertorcedor and ciberarquibancadas. Posteriorly, it addresses the emergence of a new consumer and the definition of the construct engagement. Methodologically, the study is based on bibliographic research, content analysis and automated data collection, as well as interviews with Gabriel Nicolatti, content coordinator of the communication team; Fernanda Lourenço, service manager of the Marketing Department; and Vinícius Alves, press officer of the Cultural Department of the club; and non-participant observation, made with the Communication Department at the club's headquarters in São Paulo. At the end, it is made an analysis of the social networks, Facebook, Twitter and YouTube, and of the actions developed offline by Corinthians, the Monitored Tour of the Parque São Jorge, the Club Memorial and the Corinthians Arena Tour. It is concluded that Corinthians creates an atmosphere that fosters the engagement of its fan, increasing points of contact and connection with it, and producing meanings to motivate and generate interest.
Descrição: Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11037
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/04/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_TáticaJogoEngajamento.pdf5,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons