Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11033
Título: Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.
Autor(es): Amaral, Wellington Geraldo Lima
Orientador(es): Souza, Gilmar Pereira de
Santos, Cláudio Gouvêa dos
Palavras-chave: Química - estudo e ensino
Estequiometria
Jogos educativos
Data do documento: 2019
Membros da banca: Souza, Gilmar Pereira de
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Ferry, Alexandre da Silva
Referência: AMARAL, Wellington Geraldo Lima. Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: As atividades lúdico-pedagógicas são ferramentas que colaboram no estímulo dos educandos à apreciação de conteúdos ao mesmo tempo em que se tornam atividades de prazer. O equilíbrio desses papéis torna essa estratégia viável ao ambiente escolar. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, buscou investigar as contribuições do jogo Ambientalista Global como intervenção pedagógica para a abordagem do conteúdo cálculo estequiométrico. A presente pesquisa foi realizada em duas escolas da rede privada de ensino, localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, para 42 alunos da 1ª série do Ensino Médio. A temática abordada, cálculo estequiométrico, foi escolhida por se tratar de um conteúdo considerado difícil de compreensão pelos alunos, e o instrumento utilizado foi o jogo, por ser considerado uma estratégia diferenciada. No primeiro momento da pesquisa foi elaborado o jogo, com regras, layout adequado e componente necessário. O segundo momento constitui na apresentação e aplicação do jogo aos alunos. O Engajamento Disciplinar Produtivo, nesta etapa, foi avaliado pelas contribuições que o jogo proporcionou. Para a coleta de dados foram realizadas gravações em vídeo, fotografias, registros em caderno de campo e aplicação de questionários. Esses envolviam questões de apreciação da atividade lúdica como pertinente na revisão de conteúdo e de validação do jogo como instrumento educacional. Num terceiro momento,os dados foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. A ênfase desta pesquisa encontra-se na verificação das contribuições do jogo Ambientalista Global com relação à revisão e aplicação do conteúdo cálculo estequiométrico em questões- problema. Os resultados das análises permitiram deduzir que o jogo Ambientalista Global apresenta-secomo um potencial instrumento recursivo para a aprendizagem desse conteúdo.
Resumo em outra língua: The ludic-pedagogic activities are tools that collaborate in stimulating the students to the appreciation of contents while they become activities of pleasure. The balance of these roles makes this strategy viable to the school environment. This research, of a qualitative nature, sought to investigate the contributions of the Global Environmentalist game as a pedagogical intervention to approach the stoichiometric calculation content. The present research was carried out in two schools of the private school located in Belo Horizonte, Minas Gerais, for 42 students of the 1st grade of High School. The thematic approach, stoichiometric calculation, was chosen because it is a content considered difficult to understand by the students, while the game instrument, because it is considered a differentiated strategy. In the first moment of the research was elaborated the game, with rules, adequate layout and necessary component. The second moment of the research constitutes in the presentation and application of the game to the students. The Productive Disciplinary Engagement, at this stage, was evaluated by the contributions that the game provided. For data collection, video recordings, photographs, field book records and the application of questionnaires were carried out. These involved questions of appreciation of play activity as relevant in reviewing content and validating play as an educational tool. In a third moment the data were analyzed by means of the Discursive Textual Analysis technique. The emphasis of this research lies in the verification of the contributions of the Global Environmentalist game regarding the review and application of the stoichiometric calculation content in problem issues. The results of the analysis allowed us to deduce that the Global Environmentalist game presents itself as a potential recursive tool for learning this content.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11033
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, em 31/03/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_InvestigandoPercepçõesAlunos.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_InvestigandoPercepçõesAlunos.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons