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Title: Análise experimental da utilização de concreto ensacado como reforço em perfis tubulares de aço.
Authors: Silva, Matheus de Souza e
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Flávio Teixeira de
Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Keywords: Concreto ensacado
Perfil tubular
Estrutura mista
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Souza, Flávio Teixeira de
Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Alves, Vinicius Nicchio
Nunes, Gabriel Vieira
Russo, Mário Luís Cabello
Citation: SILVA, Matheus de Souza e. Análise experimental da utilização de concreto ensacado como reforço em perfis tubulares de aço. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Abstract: Com o crescimento da construção civil, faz-se necessária a elaboração de materiais industrializados, a fim de minimizar os custos e reduzir os desperdícios, aumentando a produtividade e a confiabilidade do produto. O concreto ensacado é uma mistura feita em laboratório, seguindo ensaios rigorosos parametrizados pelas normas da ABNT, gerando um produto de maior confiabilidade. Vem como alternativa para canteiro de obras mais limpo, evitando assim perdas de material, erros no traço, baixa resistência à compressão e os demais problemas enfrentados no concreto moldado “in loco”. O aço vem ganhando espaço no mercado brasileiro devido às inúmeras vantagens apresentadas, tais como a execução rápida, leveza do material e redução de desperdícios. Este trabalho busca associar o concreto ensacado ao aço, tendo o foco em perfil tubular, de modo a verificar o aumento na resistência de um protótipo misto aço/concreto. Para isso foram ensaiados 12 corpos de provas, sendo feita a associação de 9 protótipos constituídos pelo tubo SAE 1020 com 300 mm de comprimento, sendo pilar curto para eliminar a flambagem global, 100 mm de diâmetro e espessura 2 mm associado ao concreto ensacado com resistência mínima de 20 MPa, e 3 protótipos não preenchidos de concreto. Os perfis mistos passaram por ensaio de compressão para avaliar a respectiva resistência, sendo a carga aplicada apenas no aço para todos os corpos de prova. Foram elaborados corpos de prova simples e corpos de prova com parafusos que funcionam como conectores de reforço, para avaliar a influência destes, no comportamento e resistência dos protótipos. Foi observado que os conectores aumentaram a resistência dos protótipos. A comparação entre resultados experimentais e prescrições normativas indicaram que a inclusão dos conectores melhorou a aderência, o que justifica o ganho de resistência do protótipo.
metadata.dc.description.abstracten: The civil construction evolution demands new industrialized materials in order to minimize costs, reduce waste, increasing productivity and product reliability. The bagged concrete mixture is made in the laboratory and, therefore, the tests follow strict ABNT standards, generating a product of greater reliability. The bagged concrete comes as an alternative to a cleaner construction site, avoiding material losses, concrete mix errors, low compressive strength and other problems encountered in molded concrete “in loco”. The steel structural use has been gaining ground in the Brazilian market due to its numerous advantages such as rapid execution, lightness of the material and reduction of the waste. Herein it is discussed the association of bagged concrete with steel, focusing on tubular profiles, in order to verify the increase in strength of a steel / concrete mixed prototype. It was used 12 test specimens, 9 of them – consisted of the SAE 1020 tube 300 mm long, being the short to eliminate global buckling, 100 mm in diameter and 2 mm thick filed with the bagged concrete with a minimum strength of 20 MPa and – and 3 prototypes considering only the tube, not filled with concrete. It was performed a compression test of the mixed prototypes, to evaluate their resistance, applying a load only to the steel in all test bodies. Simple test specimens and test specimens with screws that function as reinforcement connectors were elaborated to evaluate their influence on the behavior and resistance of the prototypes. The connectors increased the prototypes resistance. Comparison between experimental and analytical data indicated that connectors improved adherence, that explains the increasing in resistance.
Description: Programa de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11029
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/04/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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