WebQui - uma plataforma virtual para ensinar Química de forma interativa, dinâmica e visual.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O computador e a internet tornaram-se ferramentas de grande importância no cotidiano da sociedade contemporânea. Diante disso, é imprescindível que os professores procurem avaliar e utilizar o potencial educativo desses recursos com o objetivo de formar cidadãos atualizados críticos e autônomos. Um dos maiores desafios da atualidade em relação à internet, no entanto, é conciliar a extensão da informação e a variedade das fontes de acesso com o aprofundamento da sua compreensão em espaços menos rígidos e confinados, pois, atualmente, dispomos de uma quantidade enorme de informações e, com isso, sendo natural, e até esperado, uma certa dificuldade inerente para escolher quais são significativas e integradas com a nossa mente e cotidiano. Este projeto tem como proposta contribuir para a melhoria da qualidade de ensino de Química por meio do desenvolvimento de um piloto de uma plataforma educacional virtual – chamada de WebQui – que visa selecionar e organizar produtos de software, roteiros, simulações e fontes contextuais para suporte ao professor. A WebQui não é apenas uma biblioteca estática de conhecimentos, mas também um espaço de troca de experiências de ensino-aprendizagem entre professores, podendo ser ainda base para consulta de outros interessados, como, por exemplo, alunos. A plataforma está organizada de forma objetiva e ancorada nos três eixos do Conteúdo Básico Comum de Química da rede estadual de ensino de Minas Gerais: Materiais, Modelos e Energia, articulados com as propriedades, a constituição e as transformações dos materiais. As formas de abordagens são focadas nos fenômenos, teorias/modelos explicativos e representações. Os conteúdos da WebQui foram elaborados com prudência e coesão aos conceitos químicos, sendo assim, uma fonte confiável e inovadora que oportuniza a interação entre professores, proporcionando várias possibilidades de abordagem de conteúdos significativos e atraentes para suas aulas de Química. Uma versão inicial da WebQui foi apresentada a um grupo de professores e um roteiro de aula aplicado em uma turma para que se pudesse observar a relevância e a eficiência do projeto como um todo. Diante do resultado satisfatório, dessa experiência, a versão final foi concluída.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Ciências - estudo e ensino, Química - ensino auxiliado por computador, Internet na educação
Citação
ESTEVÃO, Isabel Cristina Alves. WebQui - uma plataforma virtual para ensinar Química de forma interativa, dinâmica e visual. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.