Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10973
Título: WebQui - uma plataforma virtual para ensinar Química de forma interativa, dinâmica e visual.
Autor(es): Estevão, Isabel Cristina Alves
Orientador(es): Santos, Cláudio Gouvêa dos
Souza, Gilmar Pereira de
Palavras-chave: Ciências - estudo e ensino
Química - ensino auxiliado por computador
Internet na educação
Data do documento: 2019
Membros da banca: Santos, Cláudio Gouvêa dos
Assis, Guilherme Tavares de
Reis, Rita de Cássia
Referência: ESTEVÃO, Isabel Cristina Alves. WebQui - uma plataforma virtual para ensinar Química de forma interativa, dinâmica e visual. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: O computador e a internet tornaram-se ferramentas de grande importância no cotidiano da sociedade contemporânea. Diante disso, é imprescindível que os professores procurem avaliar e utilizar o potencial educativo desses recursos com o objetivo de formar cidadãos atualizados críticos e autônomos. Um dos maiores desafios da atualidade em relação à internet, no entanto, é conciliar a extensão da informação e a variedade das fontes de acesso com o aprofundamento da sua compreensão em espaços menos rígidos e confinados, pois, atualmente, dispomos de uma quantidade enorme de informações e, com isso, sendo natural, e até esperado, uma certa dificuldade inerente para escolher quais são significativas e integradas com a nossa mente e cotidiano. Este projeto tem como proposta contribuir para a melhoria da qualidade de ensino de Química por meio do desenvolvimento de um piloto de uma plataforma educacional virtual – chamada de WebQui – que visa selecionar e organizar produtos de software, roteiros, simulações e fontes contextuais para suporte ao professor. A WebQui não é apenas uma biblioteca estática de conhecimentos, mas também um espaço de troca de experiências de ensino-aprendizagem entre professores, podendo ser ainda base para consulta de outros interessados, como, por exemplo, alunos. A plataforma está organizada de forma objetiva e ancorada nos três eixos do Conteúdo Básico Comum de Química da rede estadual de ensino de Minas Gerais: Materiais, Modelos e Energia, articulados com as propriedades, a constituição e as transformações dos materiais. As formas de abordagens são focadas nos fenômenos, teorias/modelos explicativos e representações. Os conteúdos da WebQui foram elaborados com prudência e coesão aos conceitos químicos, sendo assim, uma fonte confiável e inovadora que oportuniza a interação entre professores, proporcionando várias possibilidades de abordagem de conteúdos significativos e atraentes para suas aulas de Química. Uma versão inicial da WebQui foi apresentada a um grupo de professores e um roteiro de aula aplicado em uma turma para que se pudesse observar a relevância e a eficiência do projeto como um todo. Diante do resultado satisfatório, dessa experiência, a versão final foi concluída.
Resumo em outra língua: The computer and the internet have become tools of great importance in the daily life of contemporary society. Faced with this, it is imperative that teachers seek to evaluate and utilize the educational potential of these resources with the goal of training updated and critical citizens. One of the greatest challenges facing the Internet today, however, is to reconcile the extension of information and the variety of sources of access with a deeper understanding in less rigid and confined spaces, as we currently have a huge amount of information, and thereby being natural, and even expected, a certain inherent difficulty in choosing which are meaningful and integrated with our everyday mind. This project aims to contribute to the improvement of the quality of Chemistry teaching through the development of a pilot of a virtual educational platform - called WebQui - that aims to select and organize software products, scripts, simulations and contextual sources to support the teacher. WebQui is not only a static library of knowledge, but also a space for the exchange of teachinglearning experiences between teachers, and can be a base for consulting other interested parties, such as students. The platform is organized in an objective way and anchored in the three axes of the Common Basic Chemical Content of the state education system of Minas Gerais: Materials, Models and Energy, articulated with the properties, constitution and transformations of the materials. The forms of approaches are focused on the phenomena, theories / explanatory models and representations. The WebQui contents were elaborated with prudence and cohesion to the chemical concepts, being thus a reliable and innovative source that allows the interaction between teachers, providing several possibilities of approach of contents significant and attractive for its classes of Chemistry. An initial version of WebQui was presented to a group of teachers and a lesson script was applied to a class so that one could observe the relevance and efficiency of the project as a whole. In view of the satisfactory outcome of this experience, the final version was completed.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10973
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora, em 05/04/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_WebquiPlataformaVirtual.pdf4,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_WebquiPlataformaVirtual.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons