Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10972
Título: | Cangas ferruginosas : proposta pedagógica sobre a necessidade de conservação de um ecossistema ameaçado. |
Título(s) alternativo(s): | Ferruginous cangas : pedagogical proposal about the conservation necessity of a threatened ecosystem. |
Autor(es): | Maciel, Jalula Maria Lage Carmo, Flávio Fonseca do Kamino, Luciana Hiromi Yoshino Moreira, Leandro Marcio |
Palavras-chave: | Educação ambiental Integração universidade-escolas Recursos naturais Mineração Cartilha |
Data do documento: | 2016 |
Referência: | MACIEL, J. M. L. et al. Cangas ferruginosas : proposta pedagógica sobre a necessidade de conservação de um ecossistema ameaçado. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 13, n. 32, p. 893-912, set./dez. 2016. Disponível em: <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1011>. Acesso em: 22 fev. 2019. |
Resumo: | A educação ambiental (EA), enquanto campo epistemológico, pode auxiliar no despertar da compreensão do papel do indivíduo no ambiente. Neste trabalho, apresenta-se o resultado da parceria entre o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto e o Instituto Prístino, com o objetivo de desenvolver uma cartilha de EA, envolvendo o ecossistema de canga, para professores e alunos do ensino fundamental II. Em Minas Gerais, os ecossistemas ferruginosos – conhecidos como “cangas” – apresentam características abióticas que resultaram em um dos ambientes com maior endemismo vegetal do Brasil. Atuando como reserva hídrica que abastece mananciais da região metropolitana de Belo Horizonte, as cangas estão na lista dos ecossistemas mais ameaçados, em especial pela mineração. Este artigo fornece conceitos, peculiaridades, importâncias, ameaças e desafios, além de exercícios de fixação e discussão contextualizada, sendo, portanto, uma ferramenta diferenciada para o ensino de Ciências. |
Resumo em outra língua: | Environmental Education (EE), while an epistemological field, may assist to awake the comprehension of individuals’ role within the environment. In this work, we present the result of a partnership between the Professional Masters Studies in Science Teaching from the Federal University of Ouro Preto and the Prístino Institute, aiming to develop an EE textbook involving the canga ecosystem for teachers and students of the basic education. In Minas Gerais, ferruginous ecosystems – known as “Cangas” – present abiotic characteristics that resulted in one of the environments with higher plant endemism in Brazil. Acting as a water reservoir that supplies water sources of the metropolitan region of Belo Horizonte, the Cangas are on the list of the most endangered ecosystems, especially by mining. This article provides concepts, peculiarities, importance, threats and challenges, in addition to fixation exercises and contextualized discussion being, therefore, a differentiated tool for Science teaching. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10972 |
ISSN: | 23582332 |
Licença: | Os trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Pós-Graduação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Pós-Graduação <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/index>. Acesso em: 08 abr. 2019. |
Aparece nas coleções: | DECBI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_CangasFerruginosasProposta.pdf | 386,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.