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Título: Extensão : uma ferramenta para a flexibilidade curricular e a construção social do conhecimento.
Título(s) alternativo(s): Extension : a tool to curriculum flexibility and the social construction of knowledge.
Autor(es): Santos, Adilson Pereira dos
Lima, Angélica Alves
Carrilo, Maria Ruth Gaede Gonçalves
Bortolini, Neide das Graças de Souza
Palavras-chave: Flexibilidade curricular
Construção social do conhecimento
Extensão universitária - avaliação
Curriculum flexibility
Social construction of knowledge
Data do documento: 2005
Referência: SANTOS, A. P. dos et al. Extensão : uma ferramenta para a flexibilidade curricular e a construção social do conhecimento. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 10, n. 3, p. 93-104, set. 2005. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/aval/v10n03/v10n03a07.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2012.
Resumo: Este trabalho analisa a extensão universitária como possibilidade de implantação/implementação da flexibilidade curricular, com base numa metodologia que valoriza a produção social do conhecimento na graduação. Apresenta ainda a posição que ocupa a extensão em relação às outras atividades universitárias (ensino e pesquisa), fazendo uma reflexão crítica sobre o privilégio conferido à pesquisa em detrimento das duas outras. Discute as bases de fundamentação da flexibilidade curricular e apresenta uma experiência desenvolvida por docentes, técnicos e discentes, vinculados aos cursos de Farmácia, Nutrição e Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, em que também aspectos importantes da metodologia da extensão são enfatizados.
Resumo em outra língua: This paper analyzes the contribution of university extension to the introduction and implementation of curriculum flexibility, based on a methodology that values the social production of knowledge in undergraduate teaching. It also looks at the place of extension among the other university activities (teaching and research), critically reflecting on the privilege given to research over the other two. Finally, the paper discusses the bases of curricular flexibility and an experience report developed by teachers, technicians and students of the Pharmacy, Nutrition and Scenic Arts programs from the Federal University of Ouro Preto, through which important aspects of the curricular flexibility and extension methodology are emphasized.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1095
ISSN: 14144077
Licença: A reprodução de artigos publicados pelo Periódico Avaliação é permitida desde que se indique a fonte. Fonte: Avaliação <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=avaliacao&page=about&op=submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 17 out. 2016.
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