Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10915
Título: Diante do espelho : estudo reflexivo sobre a formação em direção teatral no Departamento de Artes Cênicas da UFOP.
Autor(es): Rocha, Geraldo Magela Silva
Orientador(es): Oliveira, Letícia Mendes de
Palavras-chave: Teatro - produção e direção
Arte na educação
Ouro Preto - MG
Data do documento: 2019
Membros da banca: Rojo de la Rosa, Sara del Carmen
Oliveira, Rogério Santos de
Oliveira, Letícia Mendes de
Referência: ROCHA, Geraldo Magela Silva. Diante do espelho : estudo reflexivo sobre a formação em direção teatral no Departamento de Artes Cênicas da UFOP. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: A presente pesquisa parte do microcosmo do Departamento de Artes Cênicas da UFOP para elucubrar inquietações sobre a formação em Direção Teatral. Ao pautar o discurso na experiência formativa viva e subjetiva, navegamos pelas contribuições da diretora estadunidense Anne Bogart no campo da preparação do diretor e revisitamos saberes de outros grandes encenadores colocando em estudo a possibilidade pedagógica do encontro entre os alunos-diretores e a academia para que ambos se potencializem. Aqui o jogo, a sensibilidade e o entendimento de espaço de formação se apresentam como amparos para os diretores neófitos - condição encontrada no período do presente estudo - que bordejam anseios artísticos, ideais e projetos profissionais.
Resumo em outra língua: La presente investigación empieza en el microcosmo del Departamento de Artes Escénicas de la UFOP para dilucidar desasosiegos sobre la formación en Dirección Teatral. Pautando el discurso en la experiencia de formación viva y subjetiva, bojamos por las contribuciones de la directora estadounidense Anne Bogart en el campo de la preparación del director y revisamos conocimientos de demás grandes escenadores y ponemos en estudio la posibilidad pedagógica del encuentro entre los alumnos-directores e la academia para que los dos se potencializen. En este trabajo, el juego, la sensibilidad y el entendimiento de espacio de formación se presentan como amparos a los nuevos directores – condición hallada en el período del presente estudio – que bornea anhelos artísticos, ideales y proyectos profesionales.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10915
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/03/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DianteEspelhoEstudo.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons