Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10915
Título : Diante do espelho : estudo reflexivo sobre a formação em direção teatral no Departamento de Artes Cênicas da UFOP.
Autor : Rocha, Geraldo Magela Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Letícia Mendes de
Palabras clave : Teatro - produção e direção
Arte na educação
Ouro Preto - MG
Fecha de publicación : 2019
metadata.dc.contributor.referee: Rojo de la Rosa, Sara del Carmen
Oliveira, Rogério Santos de
Oliveira, Letícia Mendes de
Citación : ROCHA, Geraldo Magela Silva. Diante do espelho : estudo reflexivo sobre a formação em direção teatral no Departamento de Artes Cênicas da UFOP. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumen : A presente pesquisa parte do microcosmo do Departamento de Artes Cênicas da UFOP para elucubrar inquietações sobre a formação em Direção Teatral. Ao pautar o discurso na experiência formativa viva e subjetiva, navegamos pelas contribuições da diretora estadunidense Anne Bogart no campo da preparação do diretor e revisitamos saberes de outros grandes encenadores colocando em estudo a possibilidade pedagógica do encontro entre os alunos-diretores e a academia para que ambos se potencializem. Aqui o jogo, a sensibilidade e o entendimento de espaço de formação se apresentam como amparos para os diretores neófitos - condição encontrada no período do presente estudo - que bordejam anseios artísticos, ideais e projetos profissionais.
metadata.dc.description.abstracten: La presente investigación empieza en el microcosmo del Departamento de Artes Escénicas de la UFOP para dilucidar desasosiegos sobre la formación en Dirección Teatral. Pautando el discurso en la experiencia de formación viva y subjetiva, bojamos por las contribuciones de la directora estadounidense Anne Bogart en el campo de la preparación del director y revisamos conocimientos de demás grandes escenadores y ponemos en estudio la posibilidad pedagógica del encuentro entre los alumnos-directores e la academia para que los dos se potencializen. En este trabajo, el juego, la sensibilidad y el entendimiento de espacio de formación se presentan como amparos a los nuevos directores – condición hallada en el período del presente estudio – que bornea anhelos artísticos, ideales y proyectos profesionales.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10915
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/03/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_DianteEspelhoEstudo.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons