Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10888
Título: Uma sequência didática investigativa sobre impactos da mineração : uma proposta com enfoque CTSA e da Teoria Ator-Rede.
Autor(es): Celestino, Marcelo Silva
Orientador(es): Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palavras-chave: Impactos ambientais
Barragem
Rejeitos - reservatório
Estudos de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
Data do documento: 2019
Membros da banca: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Maia, Cristina de Oliveira
Aguiar Júnior, Orlando Gomes de
Referência: CELESTINO, Marcelo Silva. Uma sequência didática investigativa sobre impactos da mineração : uma proposta com enfoque CTSA e da Teoria Ator-Rede. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo principal mapear as influências de uma sequência didática investigativa sobre o Desastre da Samarco, no processo de ensino para alunos do Ensino Médio, de uma escola estadual de Minas Gerais. Como referencial teórico-analítico utilizamos a Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour, que considera o saber como um produto sociomaterial, oriundo da associação entre os humanos e não-humanos, considerando-os no mesmo plano ontológico, sem distinção e que juntos irão se afetar, performando uma nova rede. Com isso, buscamos entender a aprendizagem como efeitos das translações das redes entre os mais diversos actantes. Por se tratar de uma pesquisa de um mestrado profissional em Ensino de Ciências, na área de Biologia, desenvolvemos o produto educacional: uma sequência didática investigativa (SDI) sobre os impactos da mineração. A partir dessa SDI, realizamos uma análise do processo de ensino/aprendizado de alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Assim, demonstramos nossos resultados em relatos, em que priorizamos os momentos de translações, ocorridas no decorrer da aplicação da SDI. Constatamos que a SDI contribuiu para o ensino/aprendizado dos alunos, não apenas de natureza conceitual, mas em relação: à amplitude e complexidade de temas; a saberes técnicos em diversas campos do conhecimento; à inquietação e busca por veracidade dos fatos que envolvem o sujeito e o seu entorno, elementos esses importantes para que os discentes se sintam afetados e mobilizados a intervirem nesse tema. Acreditamos que essa SDI se constitua como um produto educacional diferenciado, a ser trabalhado nas escolas, possibilitando a exploração de temas polêmicos e controversos presentes no seu cotidiano, desenvolvendo no educando uma formação cidadã responsável.
Resumo em outra língua: This research had as main objective to map the influences of a research didactic sequence on Samarco 's Disaster, in the teaching process for high school students, of a state school of Minas Gerais. As a theoretical-analytical reference, we use Bruno Latour's Theory-Actor-Network (TAR), which considers knowledge as a sociomaterial product, coming from the association between humans and nonhumans, considering them on the same ontological plane, without distinction and together they will be affected, performing a new network. With this, we seek to understand learning as the effects of the translations of the networks among the most diverse actants. Because it is a research of a professional master's degree in Science Teaching, in the area of Biology, we developed the educational product: an investigative didactic sequence (SDI) on the impacts of mining. From this SDI, we carry out an analysis of the teaching / learning process of third year high school students. Thus, we demonstrate our results in reports, in which we prioritize the moments of translations that occurred during the application of SDI. We found that SDI contributed to the teaching / learning of students, not only of a conceptual nature, but in relation to: the breadth and complexity of themes; technical knowledge in various fields of knowledge; to the restlessness and search for truthfulness of the facts that surround the subject and its surroundings, important elements so that the students feel affected and mobilized to intervene in this subject. We believe that this SDI is a differentiated educational product, to be worked in schools, enabling the exploration of controversial and controversial themes present in their daily lives, developing in the student a responsible citizen education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10888
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, em 26/03/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_SequênciaDidáticaInvestigativa.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_SequênciaDidáticaInvestigativa.pdf5,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons