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Title: Utilização de eletrorresistividade para auxílio da caracterização dos maciços do túnel da PHC Dores de Guanhães.
Authors: Araújo, André Luiz Diniz Cândido de
metadata.dc.contributor.advisor: Lana, Milene Sabino
Keywords: Eletrorresistividade
Caracterização de maciços rochosos
Investigações geotécnicas
Issue Date: 2018
metadata.dc.contributor.referee: Bacellar, Luis de Almeida Prado
Lana, Milene Sabino
Lacerda, Carla Maria Mendes
Citation: Araújo, André Luiz Diniz Cândido de. Utilização de eletrorresistividade para auxílio da caracterização dos maciços do túnel da PHC Dores de Guanhães. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia Geotécnica) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Abstract: Na implantação de grandes obras de engenharia as avaliações geológico-geotécnicas sempre se apresentaram como grandes desafios para a elaboração dos projetos básicos e executivos de um empreendimento, devido a sua complexidade, diversidade e imprevisibilidade. Por essas razões, é de suma importância para um empreendimento que as condições geológicas e geotécnicas do local de implantação sejam devidamente estudadas e conhecidas, para que os riscos de implantação do empreendimento sejam menores. Ainda é importante considerar que em empreendimentos como PCHs, objeto de estudo deste trabalho, que as caracterizações locais dos maciços neste tipo de empreendimento são realizadas de maneira cada vez mais incipientes. Isso tem gerado pouca confiabilidade nos projetos desenvolvidos, e consequentemente aumentada às incertezas nos estudos econômicos, aumentando também os custos previstos para a implantação da obra. O principal produto deste trabalho é a avaliação dos possíveis ganhos trazidos pelo advento da eletrorresistividade na etapa de investigações e estudos preliminares para a elaboração de um projeto, visando melhor a qualidade desses projetos e dessa maneira aumentando a confiabilidade nas previsões de custos e reduzindo os riscos para a implantação do empreendimento. Através da interpretação dos resultados provenientes da eletrorresistividade juntamente com os dados preliminares do projeto básico foi realizada uma previsão sobre as condições gerais do maciço do túnel de adução para cada um dos parâmetros que compõe o modelo de classificação de Q de Barton. Após definidas tais estimativas, foi realizado um comparativo dos resultados dessa previsão com os resultados do mapeamento de campo, uma vez que a classificação das paredes do túnel foi executada durante sua construção, com o objetivo avaliar a eficácia do modelo utilizado para estimar as classes de maciços e o ganho obtido com a utilização eletrorresistividade para a investigação do túnel. Foi realizada também uma avaliação as estimativas de Classes de Maciço e Quantitativo de Tratamentos do Projeto Básico e o que foi encontrado e executado em campo. Foi verificado que a implementação da eletrorresistividade na investigação do sítio de implantação, não representaria acréscimo significativo nos custos de projeto, tendo em vista que essa metodologia seria capaz de estudar uma grande área em um tempo relativamente pequeno. Mesmo não tendo sido encontrada uma correlação direta dos resultados da interpretação os dados da campanha de eletrorresistividade com os valores medidos em campo, foi possível concluir que se os levantamentos de eletrorresistividade fossem executados ainda no início do processo de investigação de um sítio de implantação de um empreendimento, os mesmos poderiam identificar áreas que deveriam ser investigadas por sondagens, locais onde foram obtidos dados anômalos e que seriam importantes maiores estudos. Os resultados obtidos neste trabalho ilustram os ganhos que a eletrorresistividade representa para a investigação geológica, permitindo estimativas de quantitativos mais precisas dos que a realizada sem a consideração dos dados da geofísica. Consequentemente, com maior confiabilidade nas premissas a serem adotadas na elaboração do projeto de uma PCH, maior tende a ser sua qualidade.
metadata.dc.description.abstracten: In the implementation of large engineering works, geological and geotechnical evaluations have always presented themselves as major challenges for the elaboration of basic and executive projects, due to its complexity, diversity and unpredictability. For these reasons, it is of the utmost importance for an enterprise that geological and geotechnical conditions of the site where the works will take place are properly studied and known, so that the risks of the construction are smaller. It is still important to consider that in projects such as SHPs (Small Hydropower Plants), this study’s object, that characterization rock mass quality in this type of enterprise are performed in an increasingly incipient way. This has generated little reliability in the projects developed, and consequently increased the uncertainties in the economic studies, also increasing the expected costs for the implantation of the work. The main product of this work is the evaluation of possible gains brought by the advent of the eletroresistivity in the stage of investigations and preliminary studies for the elaboration of a project, aiming to increase the quality of preliminary projects and in this way increasing the reliability in the cost forecasts and reducing the risks for the implementation of such enterprise. Thought the interpretation of the eletroresistivity data along with the preliminary data from the basic project, a prevision of the tunnel’s rock mass quality for each of the Barton Q parameters was made. After such estimative were defined, it was realized a comparative between this prediction with the results from the field mapping, since this classification was executed during the tunnel’s construction, with the goal to evaluate the efficiency of the model used to estimate rock mass classes and the gain obtained from eletroresistivity utilization to investigate the tunnel. It was also developed an evaluation of Rock Mass Quality and Project Basic’s Treatments Quantities and what was actually found in the field. It was verified that the implementation of the eletroresistivity in the research of the site of implantation would not represent a significant increase in the projects costs, considering that this methodology would be able to study a large area in a relatively small time. Even if a direct correlation of the results of the interpretation was not found the data of the eletroresistivity campaign with the values measured in the field, it was possible to conclude that if the electroresistivity surveys were carried out at the beginning of the investigation process of a site of implantation of an enterprise, they could identify areas that should be investigated by surveys, where anomalous data were obtained and that would be important studies. The results obtained in this work illustrate the gains that the electroresistivity represents for the geological investigation, allowing quantitative estimates more precise than the one realized without the consideration of the data of the geophysics. Consequently, with greater reliance on the premises to be adopted in the design of a SHP, the greater the quality of the SHP.
Description: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10822
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/03/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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