Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10808
Título: Luz e criação cênica : inquietações de um ator-iluminador.
Autor(es): Aguiar, Cristiano Diniz
Orientador(es): Gomes, Ricardo Carlos
Palavras-chave: Atores
Iluminação de cena
Artes cênicas
Vizualização
Data do documento: 2018
Membros da banca: Gomes, Ricardo Carlos
Hildebrando, Antônio Barreto
Oliveira, Letícia Mendes de
Referência: AGUIAR, Cristiano Diniz. Luz e criação cênica : inquietações de um ator-iluminador. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: O trabalho parte das minhas inquietações como ator/iluminador quanto às dificuldades de meus colegas de cena ao se relacionarem com a luz. Essa questão surgiu durante minha graduação em teatro na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Desde então, passei por uma iniciação científica sob tal tema e atuei como professor em disciplinas de Iluminação nas graduações em Teatro da UFMG, UFSJ e UFOP, onde pude desenvolver exercícios que buscam instrumentalizar o ator para perceber como a luz desenha seu corpo no espaço, propiciando-lhe uma relação consciente com a teatralidade (SARRAZAC, 2013) da luz. Busquei em Picon-Vallin (2006) e Simões (2008) bases teóricas sobre a visualidade da cena e a relevância da luz cênica na cena contemporânea, assim, vemos a relevância da consciência dessas questões para um ator inserido em tal contexto.
Resumo em outra língua: Le travail découle de mon attention comme acteur / éclaireur quant au peu de compétence de mes camarades de scène en ce qui concerne la lumière cenique ou l'éclairage. Je pues identifier ce problème lors de je fais ma licence en théâtre à l'UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Dès lors, j'ai entrepris une initiation scientifique sous un thème et aprés comme professeur des disciplines d'Éclairage dans le licence théâtre à l'UFMG, l'UFSJ et l'UFOP, où j'ai pu développer des exercices qui instrumentalisent l'acteur pour percevoir comment la éclairage dessine son corps dans l'espace, qu'ils peuvent créer une relation consciente avec la théâtralité (SARRAZAC, 2013) de l'éclairage. J'ai cherché dans Picon-Vallin (2006) et Simões (2008) des bases théoriques sur la visualité de la scène que son pertinence a la relacion de l'éclairage scénique dans la scène contemporaine, et donc la pertinence de la prise cette conscience de les jeux pour les acteures inséré dans cette contexte.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10808
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_LuzCriaçãoCênica.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons