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dc.contributor.advisorSouza, Flávio Teixeira dept_BR
dc.contributor.advisorPaula, Geraldo Donizetti dept_BR
dc.contributor.authorFonseca, William Dener Assis-
dc.date.accessioned2019-03-14T15:44:45Z-
dc.date.available2019-03-14T15:44:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFONSECA, William Dener Assis. Proposta de manual de inspeção de pontes metálicas ferroviárias. 2018. 52 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10794-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO sistema ferroviário brasileiro possui um grande número de obras de arte especiais, das quais muitas delas são pontes em estruturas metálicas. Muitas destas foram construídas a cerca de um século, tendo passado por diversos tipos de manutenção neste período. Esse parque de ativos representa um patrimônio de bilhões de reais que necessita ser muito bem gerenciado. O alicerce de um bom sistema de gerenciamento de pontes é uma boa metodologia de inspeção das mesmas. Atualmente a NBR 9452 passou por revisão, representando um grande avanço na forma de gerir as pontes de concreto, entretanto, não há nenhuma norma ou manual no Brasil sobre inspeção de pontes metálicas, sendo necessário recorrer a manuais estrangeiros de inspeção de pontes metálicas ou adaptar a norma de inspeção de pontes de concreto. Este trabalho pretende propor e aplicar uma ficha de inspeção de pontes metálicas ferroviárias. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura nacional e internacional sobre o assunto, contemplando os principais tipos de inspeção e a nomenclatura dos elementos das pontes. Por fim, serão apresentadas, como estudo de caso, uma inspeção utilizando uma ficha de inspeção baseada na NBR 9452 e uma ficha de inspeção proposta pelo autor, e serão analisadas as particularidades de cada uma.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectInspeçãopt_BR
dc.subjectPontespt_BR
dc.subjectMetálicaspt_BR
dc.subjectFerroviáriapt_BR
dc.titleProposta de manual de inspeção de pontes metálicas ferroviárias.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/03/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeSouza, Flávio Teixeira dept_BR
dc.contributor.refereePaula, Geraldo Donizetti dept_BR
dc.contributor.refereeMartins, Jaime Florênciopt_BR
dc.contributor.refereeRusso, Mário Luís Cabellopt_BR
dc.description.abstractenThe Brazilian railway system has a great number of special works of art including some steel bridges. Many of them were built around a century ago and several types of maintenance services were done during this time. This set of assets is worth billions of reais and needs to be very well managed. The basis for an effective bridge management system is a reliable inspection methodology. The current NBR 9452 technical standard revision shows great progress in the way concrete bridges are run, however, there are no specifications or manuals about the inspection of steel bridges in Brazil. Thus, it is necessary to resort to foreign steel bridge inspection manuals or to adapt the inspection standard for concrete bridges. This work aims to propose and apply an inspection report sheet for railway steel bridges. To accomplish that, a revision of both national and international literature on the subject was made, covering the main types of inspection and the bridge elements nomenclature. Finally, a case study will be shown where an inspection report sheet based on the NBR 9452 technical standard was used as well as another sheet proposed by the author, each of them analyzed according to their own special features.pt_BR
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