Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10738
Título: Ensino da dualidade onda-partícula por meio de vídeos de experimentos.
Autor(es): Araújo, Gabriela da Silva
Orientador(es): Nunes, Maria Eugenia Silva
Palavras-chave: Física - ensino médio
Física - formação de professores
Dualidade onda-partícula
Elétrons - difração
Data do documento: 2018
Membros da banca: Vertchenko, Lev
Brizola, Armando de Oliveira
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Nunes, Maria Eugenia Silva
Referência: SILVA, Gabriela da Silva. Ensino da dualidade onda-partícula por meio de vídeos de experimentos. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: Com o objetivo de potencializar o preparo de futuros professores de Física e, mesmo capacitar professores em exercício, nós propomos aqui um material didático virtual com ênfase em experimentos que tratem do tema dualidade onda-partícula. Os experimentos filmados foram relativos ao Efeito Compton (luz comportando-se como partícula) e Difração de Elétrons (partículas comportando-se como onda), que ilustram o comportamento dual de partículas. Além da filmagem dos experimentos produzimos roteiros de laboratórios para auxiliar no entendimento e discussão dos resultados experimentais. Ressaltamos que as filmagens e roteiros podem ser utilizados em cursos de capacitação/formação de professores, bem como em salas do Ensino Médio. Nosso referencial teórico para a construção do produto educacional foi a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel que diz que, um conceito será mais bem aprendido se estiver ancorado em um subsunçor. Os materiais produzidos estão organizados de tal forma que um seja um possível subsunçor do seguinte, tornando-se assim um organizador prévio dos conceitos a serem aprendidos subsequentemente.
Resumo em outra língua: With the objective of potentializing the preparation of future physics teachers and even training in-service teachers, we propose here a virtual didactic material with emphasis on experiments that deal with the theme wave-particle duality. The filmed experiments were related to the Compton Effect (light behaving as a particle) and Electron Diffraction (particles behaving like wave), which illustrate the dual behavior of particles. In addition to the filming of the experiments we produced scripts from laboratories to assist in the understanding and discussion of the experimental results. We emphasize that filming and scripts can be used in teacher training courses, as well as in high school rooms. Our theoretical reference for the construction of the educational product was David Ausubel's Theory of Significant Learning, which says that a concept will be better learned if it is anchored in a subsumption. The materials produced are organized in such a way that one is subsuming the next, thus becoming a prior organizer of the concepts to be learned subsequently.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10738
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora, em 18/02/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EnsinoDualidadeOnda.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_EnsinoDualidadeOnda.pdf625,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons