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dc.contributor.authorSantos, Ana Carolina Lima-
dc.date.accessioned2019-02-18T14:45:50Z-
dc.date.available2019-02-18T14:45:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, A. C. L. Entrevendo olhares espectrais : as fotografias de vítimas das ditaduras em obras de arte contemporâneas. ARS, São Paulo, v. 16, p. 233-259, 2018. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/137293>. Acesso em: 06 fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn21780447-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10717-
dc.description.abstractEste artigo analisa os catálogos de três exposições apresentadas no Memorial da Resistência de São Paulo que têm como principal material expressivo fotografias de mortos e desaparecidos políticos, vítimas das ditaduras civilmilitares da Argentina, do Brasil e do Chile. “Buena memoria”, de Marcelo Brodsky, “Ausenc’as”, de Gustavo Germano, e “119”, de Cristian Kirby, são examinados pelo modo como mobilizam esses retratos, destacados em suas estratégias próprias. Guardadas as singularidades de cada trabalho, a análise aponta neles uma potência comum: a capacidade de agenciar os olhares encarnados nas imagens, que então podem mirar de volta os espectadores para deles exigir recordação, responsabilização e redenção.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.titleEntrevendo olhares espectrais : as fotografias de vítimas das ditaduras em obras de arte contemporâneas.pt_BR
dc.title.alternativeGlimpsing spectral gazes : the photos of dictatorships victims in contemporary works of art.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Revista ARS estão sob a Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista ARS <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1678-5320&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 fev. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenThis article aims to analyze three catalogues of exhibitions presented in the Memorial da Resistência de São Paulo that use as main expressive material some photographs of victims of enforced disappearances and murders occurred during the civil-military dictatorships in Argentina, Brazil and Chile. The paper examines “Buena memoria”, by Marcelo Brodsky, “Ausenc’as”, by Gustavo Germano, and “119”, by Cristian Kirby, paying attention to the way each of those artworks mobilize the portraits. Despite their singularities, the three works have something in common: the ability to settle the gazes incarnated in the images, which can look back to the spectators to demand remembrance, liability and redemption.pt_BR
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