Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10717
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ana Carolina Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T14:45:50Z | - |
dc.date.available | 2019-02-18T14:45:50Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, A. C. L. Entrevendo olhares espectrais : as fotografias de vítimas das ditaduras em obras de arte contemporâneas. ARS, São Paulo, v. 16, p. 233-259, 2018. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/137293>. Acesso em: 06 fev. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 21780447 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10717 | - |
dc.description.abstract | Este artigo analisa os catálogos de três exposições apresentadas no Memorial da Resistência de São Paulo que têm como principal material expressivo fotografias de mortos e desaparecidos políticos, vítimas das ditaduras civilmilitares da Argentina, do Brasil e do Chile. “Buena memoria”, de Marcelo Brodsky, “Ausenc’as”, de Gustavo Germano, e “119”, de Cristian Kirby, são examinados pelo modo como mobilizam esses retratos, destacados em suas estratégias próprias. Guardadas as singularidades de cada trabalho, a análise aponta neles uma potência comum: a capacidade de agenciar os olhares encarnados nas imagens, que então podem mirar de volta os espectadores para deles exigir recordação, responsabilização e redenção. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Ditadura | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.title | Entrevendo olhares espectrais : as fotografias de vítimas das ditaduras em obras de arte contemporâneas. | pt_BR |
dc.title.alternative | Glimpsing spectral gazes : the photos of dictatorships victims in contemporary works of art. | pt_BR |
dc.type | Artigo publicado em periodico | pt_BR |
dc.rights.license | Os trabalhos publicados na Revista ARS estão sob a Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista ARS <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1678-5320&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 fev. 2019. | pt_BR |
dc.description.abstracten | This article aims to analyze three catalogues of exhibitions presented in the Memorial da Resistência de São Paulo that use as main expressive material some photographs of victims of enforced disappearances and murders occurred during the civil-military dictatorships in Argentina, Brazil and Chile. The paper examines “Buena memoria”, by Marcelo Brodsky, “Ausenc’as”, by Gustavo Germano, and “119”, by Cristian Kirby, paying attention to the way each of those artworks mobilize the portraits. Despite their singularities, the three works have something in common: the ability to settle the gazes incarnated in the images, which can look back to the spectators to demand remembrance, liability and redemption. | pt_BR |
Appears in Collections: | DEJOR - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EntrevendoOlharesEspectrais.pdf | 6,87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.