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dc.contributor.advisorBaeta, Odemir Vieirapt_BR
dc.contributor.advisorZuin, Debora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorMosqueira, Henrique Delazari-
dc.date.accessioned2019-02-08T13:37:14Z-
dc.date.available2019-02-08T13:37:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMOSQUEIRA, Henrique Delazari. Participação extensionista em três departamentos da UFOP entre 2014 e 2016 : um estudo de caso. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais Rio Paranaíba, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10668-
dc.description.abstractEste trabalho teve o intuito de analisar a Extensão Universitária e as medidas de incentivo às ações extensionistas na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Foi realizado um Estudo de Caso em três departamentos da UFOP para investigar os motivos que fazem com que uns departamentos manifestem maior interesse na extensão do que outros, sendo eles o Centro Desportivo (CEDUFOP), o Departamento de Educação (DEEDU), e o Departamento de Engenharia Civil (DECIV). Esta pesquisa se propôs a analisar todos os projetos de extensão registrados pelos professores dos três departamentos na Pró-Reitoria de Extensão entre os anos de 2014 e 2016, com base nas vertentes teóricas da Extensão Universitária; os Projetos Pedagógicos dos cursos pertencentes a esses departamentos e sua relação com a extensão; além de identificar o entendimento dos professores lotados ali sobre extensão universitária, motivações e desmotivações a serem extensionistas, e como o departamento estimula e poderia estimular a prática extensionista. O instrumento utilizado para levantamento de dados primários foi o questionário. Diante do exposto nos questionários foi possível notar diferentes níveis de incentivo as práticas extensionistas pelos três departamentos em questão. Tanto o CEDUFOP quanto o DEEDU, segundo relato dos entrevistados, oferecem apoio que auxiliam no desenvolvimento de ações extensionistas, porém quando se analisa o DECIV, não é possível notar nenhum tipo de apoio impactante nos relatos dos professores, o que contribui para baixa participação extensionista no departamento. Dentre as opiniões para a valorização da extensão, destacamos as de caráter mais voltado para as políticas departamentais, como as avaliações de desempenho dos professores, nas quais atividades de ensino, pesquisa e extensão deveriam ter o mesmo valor, e a valorização da extensão nos encargos didáticos do professor. Com os resultados desse trabalho espera-se contribuir para revisar e aprimorar a política de extensão universitária da UFOP.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Ouro Pretopt_BR
dc.subjectProfessores extensionistaspt_BR
dc.titleParticipação extensionista em três departamentos da UFOP entre 2014 e 2016 : um estudo de caso.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/02/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeBaeta, Odemir Vieirapt_BR
dc.contributor.refereeZuin, Debora Carneiropt_BR
dc.contributor.refereeGuarilha, Hugo Xavierpt_BR
dc.description.abstractenThis work aimed to analyze the University Outreach and the measures that encourage outreach activities at the Federal University of Ouro Preto (UFOP). A Case Study was conducted in three departments of UFOP to investigate the reasons why some departments show greater interest in extension than others, such as the Sports Center (CEDUFOP), the Department of Education (DEEDU), and the Department of Civil Engineering (DECIV). This research aimed to analyze all the outreach projects registered by professors of the three departments in the Dean’s Office for Outreach between the years of 2014 and 2016, based on the theoretical aspects of the University Outreach. Furthermore, it also aimed to analyze the Pedagogical Projects of the majors belonging to these departments and their relation with outreach. Lastly, its objective was to identify the professors' understanding about university outreach, the motivations and constraints to be outreach students, and how the department currently stimulates and could stimulate the outreach practice. Questionnaires were applied in order to collect primary data. Based on the results of the questionnaires, it was noted different levels of incentive to outreach practices in the previously mentioned departments. Both CEDUFOP and DEEDU, according to the interviewees, offer support that helps the development of outreach actions. However, when analyzing DECIV, it is not possible to notice any kind of impactful support in professors' reports, which contributes to low outreach participation in the department. Among the opinions for the valorization of public outreach, we emphasize the ones focused on departmental policies, such as the performance evaluations of professors, in which teaching, research, and outreach activities should have the same value. We also emphasize opinions regarding the valorization of outreach in teaching assignments. With the results of this work, we hope to contribute to the revision and improvement of UFOP’s outreach policy.pt_BR
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