Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10650
Título : Turismo na escola : novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio-cultural em cidades turísticas.
Autor : Alves, Kerley dos Santos
Amorim, Kenia dos Santos Alves
Guilherme, Márcio da Luz
Palabras clave : Educação
Inclusão
Turismo pedagógico
Valorização cultural
Tourism
Fecha de publicación : 2012
Citación : ALVES, K. dos S.; AMORIM, K. dos S. A.; GUILHERME, M. da Luz. Turismo na escola : novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio-cultural em cidades turísticas. Revista Turismo & Desenvolvimento, v. 1, n. 17/18, p. 517-527, 2012. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/rtd/article/view/8418>. Acesso em: 31 jan. 2019.
Resumen : Os paradigmas das ciências sociais enfatizam a necessidade de uma aprendizagem permanente para despertar a capacidade crítica e o resgate da cidadania. Ao educador, cujos ideais de ensino extrapolam o ambiente tradicional da sala de aula, surge um caminho possível: o Turismo na dinâmica da escola. Assim, o trabalho educativo torna-se protagonista no desenvolvimento do turismo sustentável. Nesse sentido, consideram-se os interesses e valores, a vivência real e a percepção de alunos e professores em relação à comunidade em que estão inseridos. Baseado nas concepções da metodologia participativa e temas como, turismo, educação ambiental, patrimônio e consumo sustentável, o projeto “Turismo Pedagógico: uma porta para a inclusão” visou os objetivos: promover, em conjunto com instituições públicas, a sensibilização e formação de professores em educação ambiental e turismo nas escolas, a partir da experiência sensorial e do roteiro Sentidos Urbanos – IPHAN1. Como resultado cabe ressaltar que é uma proposta que ganha contornos diferentes, face à contextualização de cada escola,de acordo com os valores e práticas de cada lugar e em sintonia com as novas demandas sociais, para o enfrentamento da complexidade que caracteriza o contexto turístico atual, no que diz respeito à inclusão e valorização da cultura local.
metadata.dc.description.abstracten: The paradigms of the social sciences emphasize the need for lifelong learning to awaken the critical skills and promoting citizenship. To the educator, whose ideals of education go beyond the traditional atmosphere of the classroom, emerges a possible way: Tourism in the dynamics of the school. Thus, the educational work becomes the protagonist in the development of sustainable tourism. In this sense, we consider the interests and values, the real experience and perception of students and teachers to the community where they live. Based on the concepts of participatory methodology and issues such as tourism, environmental education, equity and sustainable consumption project “Educational Tourism: a door to the inclusion”, aimed at the objectives: to promote, together with public institutions, sensitization and training of teachers tourism and environmental education in schools from the sensory experience and roadmap Urban sense - IPHAN. As a result we point out that is a different proposal that takes shape in the face of context for each school, according to the values and practices of each place and in line with the new social demands, to cope with the complexity that characterizes the current tourism context, with regard to inclusion and appreciation of local culture.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10650
metadata.dc.identifier.uri2: http://revistas.ua.pt/index.php/rtd/article/view/8418
ISSN : 1645-9261
Aparece en las colecciones: DETUR - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_TurismoEscolaNovas.pdf
  Restricted Access
141,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.