Estudo do tratamento térmico superficial por indução eletromagnética de alta frequência para hastes de sondagem geológica.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A têmpera e o revenimento, empregados em hastes para perfuração, atribuem uma durabilidade média cinco vezes maior do que em hastes não tratadas. Este trabalho estuda o tratamento térmico de têmpera e revenimento em hastes trefiladas e hastes laminadas de aço SAE4130 nacionais, por indução eletromagnética em baixa e/ou em alta frequência, comparando microestrutura e dureza finais com haste comercial internacional de alto desempenho. A caracterização das hastes foi realizada por meio de técnicas de microscopia óptica e eletrônica de varredura, além de ensaios de dureza. A haste nacional trefilada alcançou resultados similares aos encontrados na haste comercial, após os tratamentos térmicos em baixa e alta frequência. Grãos de ferrita poligonal nuclearam na camada superficial dos dentes da rosca externa, semelhantes aos observados na haste comercial, porém em menor fração volumétrica e tamanho. As durezas obtidas nos dentes do perfil de rosca externa atingiram o valor de 52HRc, como na haste comercial, enquanto os vales atingiram valores de 35HRc. Esses resultados mostraram que a haste nacional de aço SAE4130, tratada por indução em alta frequência, é capaz de substituir a haste comercial importada apresentando boas propriedades mecânicas.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Indução eletromagnética, Alta frequência, Têmpera superficial, Haste de perfuração
Citação
JARDIM, Marcus Vinícius da Silva. Estudo do tratamento térmico superficial por indução eletromagnética de alta frequência para hastes de sondagem geológica. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.