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dc.contributor.advisorArcipreste, Cláudia Mariapt_BR
dc.contributor.advisorAguiar, Tito Flávio Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorBraide, Vanessa Araújo-
dc.date.accessioned2018-12-13T12:04:14Z-
dc.date.available2018-12-13T12:04:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBRAIDE, Vanessa Araújo. Racionalidade construtiva e arquitetura escolar. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10587-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractAs constantes e rápidas mudanças percebidas no cenário atual, decorrentes, sobretudo, do desenvolvimento dos meios de comunicação e informação, vêm determinando novas posturas e novos meios de pensar. Na área da educação, as novas tecnologias propiciam processos de ensino/aprendizagem mais interativos, exigindo espaços que possibilitem maior participação do aluno. Nesse contexto, adaptabilidade, flexibilidade e inovação são conceitos que devem ser considerados nos projetos e construções atuais. Objetiva-se, neste trabalho, o estudo de formas flexíveis de construção na arquitetura escolar, em atendimento às demandas atuais, inclusive de construções mais sustentáveis, por meio da utilização do Light Steel Framing-LSF, em conjunto com outros componentes metálicos, em processo racionalizado de construção, que promova agilidade e redução de desperdícios e que seja condizente com o local de implantação. Para isso, a metodologia utilizada é a pesquisa exploratória, por meio da proposição de projeto para a educação profissionalizante, com experimentação em três terrenos. A partir do uso de retícula projetual, projetada por meio da coordenação modular, são elaboradas três diferentes soluções de projeto para o Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), seguindo diretrizes projetuais relacionadas à flexibilidade, à sustentabilidade ambiental e à identidade construtiva. A experimentação desses projetos, em terrenos com características distintas, demonstra ser possível utilizar os mesmos elementos arquitetônicos, com arranjos distintos, em processos racionalizados de construção, resultando em um variado repertório de edificações, em conformidade com as condições naturais de cada local em que são implantadas. A proposta apresentada também busca estimular novos processos na gestão de projetos e obras no IFMG, de modo específico, e no setor público em geral, no aprimoramento de novas técnicas construtivas, com aplicação e montagem de componentes industrializados, que podem proporcionar maior produtividade, qualidade e redução de geração de resíduos nas construções, condizentes com demandas do contexto atual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.subjectFlexibilidadept_BR
dc.subjectCoordenação modularpt_BR
dc.subjectLight steel framept_BR
dc.titleRacionalidade construtiva e arquitetura escolar.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeRezende, Marco Antônio Penido dept_BR
dc.contributor.refereeVale, Clécio Magalhães dopt_BR
dc.contributor.refereeArcipreste, Cláudia Mariapt_BR
dc.contributor.refereeAguiar, Tito Flávio Rodrigues dept_BR
dc.description.abstractenThe constant and rapid changes observed in contemporary scenery, mainly due to the development of media and information, are changing people’s attitude and determining new ways of thinking. In Education Area, new technologies provide more interactive teaching/learning processes, requiring physical spaces that can make possible a higher participation of the student. In this context, adaptability, flexibility and innovation are concepts that must be considered in current designs and constructions. The aim of this dissertation is the study of flexible forms of construction in School Architecture, in response to current demands, including more sustainable buildings and the use of industrialized elements in rational construction processes, which could promote agility and reduction of waste, in accordance with the implantation sites. To reach this, the methodology used is the exploratory research, by means of the proposal of a design building for professional education, developed also to be tested and adapted in three different sites. In this sense, and working with a structural system which is able to be reproduced and adapted, standardized modular components are used upon a design grid. Three different design solutions were developed for the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais (IFMG), based on design guidelines related to flexibility, environmental sustainability and constructive identity. The experience of using the school design proposal in sites with different characteristics demonstrates that it is possible to use the same architectural elements in different arrangements on rational construction processes. The results show a vast possible repertoire for the buildings, varying according to the natural conditions of each site where they are implanted. This proposal also seeks for new processes in design and work management, in a specific way for IFMG and, in general, for the public area, by the improvement of new construction techniques and by the application and assembly of industrialized components that can bring productivity, quality, and reduction of waste generation in building construction, according to the demands of the current context.pt_BR
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