Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10549
Title: Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes.
Authors: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Batista, Valdete Alves
Maia, Vera Madalena da Rocha
Keywords: Formação de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Introduction to teaching
Teacher training
Issue Date: 2017
Citation: ARAÚJO, R. M. B. de; BATISTA, V. A.; MAIA, V. M. da R. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 143-162, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/167>. Acesso em: 19 nov. 2018.
Abstract: O texto apresenta um recorte da pesquisa intitulada Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, buscando compreender em que medida o professor supervisor do PIBID se beneficia do Programa, levando-se em conta sua prática pedagógica bem como suas reflexões e transformações sobre o fazer profissional e a carreira docente. Esta investigação articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação em Educação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, envolvendo professores da educação básica, graduandos, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores, entre bolsistas e colaboradores. Usando a metodologia qualitativa, foram entrevistados 90 professores supervisores do PIBID, 30 em cada localidade em que ocorreu a pesquisa. Os dados analisados pelas pesquisadoras referem-se a 30 sujeitos do Estado de Minas Gerais e eles trouxeram à tona muito mais que o impacto do PIBID na carreira profissional dos professores supervisores. Os dados coletados e as análises criteriosas dessas informações revelaram que os docentes, em sua grande maioria, identificam-se totalmente com a profissão escolhida e que, apesar de cientes dos inúmeros desafios que encontram no dia a dia da carreira, sobretudo na escola pública, continuam acreditando no potencial transformador da educação. Ainda, registra-se a compreensão da importância de sua participação e atuação nos projetos, evidenciando ganhos para a comunidade escolar, para si mesmos e, principalmente, para os licenciandos, futuros professores, cuja formação prática se deve, em parte, ao papel que desempenham junto ao PIBID.
metadata.dc.description.abstracten: The text presents a review of the research entitled Teaching Professional Development and Pedagogical Innovation: an exploratory study about PIBID contributions, seeking to understand to what extent the PIBID supervising teacher benefits from the Program, taking into account its pedagogical practice as well as its reflections and Transformations about professional work and the teaching career. This research articulates the experiences and studies of research groups from three Postgraduate Education Programs located in the Northeastern and Southeastern regions of Brazil, involving basic education teachers, undergraduate students, masters, doctoral students, masters and doctors, among scholars and collaborators. Using the qualitative methodology, 90 supervisors of the PIBID were interviewed, 30 in each location in which the research was conducted. The data analyzed by the researchers refer to 30 subjects from the State of Minas Gerais and they brought up much more than the impact of PIBID on the professional career of supervisors. The data collected and the careful analysis of this information revealed that the majority of teachers are totally identified with the chosen profession and that, despite being aware of the many challenges they face in their day to day career, especially in the public school, Continue to believe in the transformative potential of education. Also, there is an understanding of the importance of their participation and performance in the projects, evidencing gains for the school community, for themselves and especially for the graduates, future teachers, whose practical training is due, in part, to the role that with PIBID.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10549
ISSN: 21764360
metadata.dc.rights.license: Permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 14 nov 2018.
Appears in Collections:DEFIS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ContribuiçõesProgramaInstitucional.pdf729,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.