Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10548
Título: Pesquisa em rede e a formação do pesquisador em educação : uma experiência do Observatório da Educação (Obeduc) UECE/UFOP/UNIFESP.
Autor(es): Farias, Isabel Maria Sabino de
Jardilino, José Rubens Lima
Silvestre, Magali Aparecida
Palavras-chave: Formação de professor
Professor pesquisador
Rede de pesquisa-formação
Teacher Training
Research-training network
Data do documento: 2017
Referência: FARIAS, I. M. S. de; JARDILINO, J. R. L.; SILVESTRE, M. A. Pesquisa em rede e a formação do pesquisador em educação : uma experiência do Observatório da Educação (Obeduc) UECE/UFOP/UNIFESP. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 109-122, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/165>. Acesso em: 19 nov. 2018.
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a contribuição da Pesquisa em Rede para a formação do professor pesquisador em Educação. Teve como apoio o financiamento do Programa Observatório da Educação – OBEDUC/CAPES1, iniciativa que promove, de modo integrado, a produção de conhecimento sobre a Educação Básica e a formação do pesquisador dessa área. É uma iniciativa com forte potencial indutor da melhoria da formação do professor, tendo como esteio o princípio da aproximação e da interlocução universidade e escola pública. Igualmente, representa ação que favorece a sistematização de conhecimentos de temas e pontos pulsantes na cena educativa nacional escolar, a exemplo do desenvolvimento dos professores e da inovação nas práticas de ensino. A reflexão aqui posta faz considerações sobre a relevância da pesquisa na formação de professores, registrando depoimentos de docentes da Educação Básica participantes de investigação em rede e a relevância em termos de formação continuada e os respectivos impactos no desenvolvimento profissional dos professores da Escola Básica, participantes da pesquisa.
Resumo em outra língua: This article presents a reflection on the contribution of the Network Research for the training of research professor in Education. It has been supported by the funding of the Observatory Education Program - OBEDUC / CAPES, an initiative that promotes, in an integrated way, the production of knowledge about Basic Education and the training of the researcher in this field. It is an initiative with strong potential to induce the teacher, having as a mainstay the principle of the approach and interlocution university and public school. Likewise, it represents an action that favors the systematization of knowledge of themes and pulsating points in the national school educational scene, such as the development of teachers and innovation in teaching practices. The reflection put forward here makes considerations about the relevance of the research in the training of teachers, recording testimonies of teachers of Basic School participants in network research and the relevance in terms of continuing education and the respective impacts on the professional development of the teachers of the Basic School, participants of the research.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10548
ISSN: 21764360
Licença: Permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 14 nov. 2018.
Aparece nas coleções:DEFIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PesquisaRedeFormação.pdf717,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.