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Title: Características do ambiente alimentar de Ouro Preto-MG e do entorno das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Other Titles: Characteristics of the food environment of Ouro Preto-MG and the environment of the beneficiary families of the Bolsa Família Program.
Authors: Silva, Gláucia Bernardes
metadata.dc.contributor.advisor: Pessoa, Milene Cristine
Lima, Cláudia Aparecida Marliére de
Tavares, Ricardo
Keywords: Ambiente
Programa Bolsa Família
Segurança alimentar e nutricional
Issue Date: 2018
metadata.dc.contributor.referee: Menezes, Mariana Carvalho de
Meireles, Adriana Lúcia
Lima, Cláudia Aparecida Marliére de
Pessoa, Milene Cristine
Citation: SILVA, Gláucia Bernardes. Características do ambiente alimentar de Ouro Preto-MG e do entorno das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Nutrição) - Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Nutrição, Ouro Preto, 2018.
Abstract: Introdução: A compreensão de que o ambiente alimentar é o cenário onde as escolhas alimentares são proporcionadas e efetivadas, o condiciona como um fator determinante na composição do comportamento alimentar. Tanto a presença de pântanos alimentares, definidos como sendo áreas geográficas com acesso adequado a varejo de alimentos saudáveis, mas que também apresenta uma superabundância de exposição a alimentos e bebidas menos saudáveis, bem como a presença de desertos alimentares, caracterizados como regiões das cidades com menor disponibilidade e difícil acesso a opções de alimentação saudável à preços acessíveis, favorecem um consumo alimentar não saudável. Portanto, conhecer o ambiente alimentar das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) se faz necessário para que se consiga identificar se as mesmas estão expostas à ambientes que potencialmente favoreçam piores escolhas alimentares, as quais impactariam negativamente na sua saúde, comprometendo um dos objetivos do PBF que é de promover a segurança alimentar e nutricional das famílias assistidas. Objetivo: Caracterizar o ambiente alimentar de Ouro Preto e do entorno das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, analisando a densidade de estabelecimentos de venda de alimentos, as condições socioeconômicas e a distribuição das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Metodologia: Estudo exploratório baseado em dados secundários oriundos do Sistema de Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal no ano de 2014 e das informações cadastrais de estabelecimentos de venda de alimentos no mesmo ano para o município de Ouro Preto/MG por meio da Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Os dados de renda per capita, população e limites geográficos dos setores censitários foram obtidos através do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para visualizar a concentração de estabelecimentos de venda de alimentos e de famílias beneficiárias do PBF, realizou-se a técnica de estimativa de densidade de Kernel e para verificar a significância estatística da aglomeração de estabelecimentos, utilizou-se a função K de Ripley univariada. As análises foram realizadas no QGIS 10.4.1 e no SPSS 20.0. Resultados: Havia 732 estabelecimentos de venda de alimentos cadastrados na CNAE e 1379 famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. A visualização dos mapas de estimativa de Kernel indicou que os setores censitários com menor renda per capita apresentaram pouco ou nenhum estabelecimento de venda de alimentos, bem como maior aglomeração de famílias beneficiárias do PBF no primeiro tercil de renda. Por outro lado, observou-se uma concentração de todas as categorias de estabelecimentos de venda de alimentos nos setores censitários localizados nos tercis de maior renda per capita com destaque para os estabelecimentos de venda de alimentos não saudáveis (lanchonetes, bares, mercearias, lojas de conveniência, distribuidoras de bebidas, sorveterias, bombonieres e ambulantes de alimentos não saudáveis), os quais representavam 61,1% do total. Conclusão: Evidenciou-se a problemática da presença de pântanos alimentares na região central da sede de Ouro Preto enquanto que, as regiões periféricas, onde aglomeram-se as famílias beneficiárias do PBF, são potenciais desertos alimentares, sugerindo que essa população esteja exposta às piores escolhas alimentares. Tal condição, pode comprometer o direito à segurança alimentar e nutricional previsto na Constituição Federal.
metadata.dc.description.abstracten: Introduction: The understanding that the food environment is the scenario where food choices are proportioned and effective, conditions it as a determining factor in the composition of food behavior. Both the presence of food marshes, defined as geographic areas with adequate access to healthy food retailing, but also presents an overabundance of exposure to less healthy foods and beverages, as well as the presence of food less availability and difficult access to healthy eating options at affordable prices, favor unhealthy food consumption. Therefore, knowing the food environment of beneficiary families of the Bolsa Família Program (PBF) is necessary to identify if they are exposed to environments that potentially favor worse food choices, which would negatively impact on their health, jeopardizing one of the objectives of the PBF that is to promote the food and nutritional security of assisted families. Objective: To characterize the food environment of Ouro Preto and the surrounding families of the Bolsa Família Program, analyzing the density of food sales establishments, the socioeconomic conditions and the distribution of the beneficiary families of the Bolsa Família Program. Methodology: An exploratory study based on secondary data from the Single Registry System for Social Programs of the Federal Government in the year 2014 and from the cadastral information of food stores in the same year for the municipality of Ouro Preto / MG through the National Classification of Economic Activities. The per capita income, population and geographic boundaries of the census tracts were obtained through the 2010 Census of the Brazilian Institute of Geography and Statistics. In order to visualize the concentration of food retailers and beneficiary families of the PBF, the kernel density estimation technique was used and the univariate Ripley K function was used to verify the statistical significance of the agglomeration of establishments. The analyzes were performed in QGIS 10.4.1 and SPSS 20.0. Results: There were 732 establishments selling food registered in the CNAE and 1379 families registered in the Bolsa Família Program. The visualization of the Kernel estimation maps indicated that the census tracts with the lowest income per capita had little or no food sales establishment, as well as a larger agglomeration of PBF beneficiary families in the first tertile of income. On the other hand, there was a concentration of all categories of food establishments in the census tracts located in the highest income per capita tertiary sectors, especially in establishments selling unhealthy foods (snack bars, bars, grocery stores, convenience stores, distributors of beverages, ice cream shops, bombonieres and street vendors of unhealthy foods), which accounted for 61.1% of the total. Conclusion: The problem of the presence of food marshes in the central region of the Ouro Preto headquarters is evident, while the peripheral regions where the beneficiary families of the PBF congregate are potential food deserts, suggesting that this population is exposed to the worst food choices. Such a condition may compromise the right to food and nutritional security provided for in the Federal Constitution.
Description: Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição. Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10529
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/10/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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