Contribuições de lajes de piso na rigidez e estabilidade horizontal de edifícios de andares múltiplos estruturados em aço.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho tem como principal premissa a análise estrutural para verificações das contribuições das lajes de concreto armado atuando como diafragma rígido para promover os aumentos da rigidez frente aos deslocamentos horizontais e estabilidade horizontal de edifícios de andares múltiplos, estruturados em aço. Desta forma, são realizadas análises estruturais por meio de modelagens tridimensionais de um edifício modelo, variando a altura total e a tipologia de contraventamento, submetendo-o aos carregamentos verticais e horizontais pertinentes, além da comparação das análises linear e não linear, afim da obtenção comparativa dos principais resultados importantes e inerentes à concepção estrutural. Para atingir esses objetivos, utilizouse o programa de cálculo SAP2000, para as modelagens estruturais, sendo que os resultados finais permitirem concluir a importância das lajes de concreto armado para promover a estabilidade global do edifício, bem como evidenciar que as mesmas proporcionam maior rigidez aos pórticos verticais de estabilização destes modelos, além de serem elementos arquitetônicos fundamentais, garantindo menores deslocamentos horizontais quando sujeitos às ações horizontais solicitantes devidas ao vento. E ainda, reservando-se a garantia da preservação dos principais aspectos de desempenho estrutural, como a segurança, a economia, o controle de vibração, durabilidade e a manutenção do projeto arquitetônico precursor da estrutura.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Edifícios altos, Rigidez, Estabilidade horizontal, Lajes de piso, Estruturas de aço
Citação
SILVA, André Herculano da. Contribuições de lajes de piso na rigidez e estabilidade horizontal de edifícios de andares múltiplos estruturados em aço. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.