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Título: VT AENEAS AVGVSTVS : a retórica das imagens de Augusto na Eneida de Virgílio.
Autor(es): Cavalheiro, Paulo Henrique Franco
Orientador(es): Agnolon, Alexandre
Palavras-chave: Virgílio
Retórica
Propaganda
Poesia épica latina
Data do documento: 2017
Membros da banca: Mendes, Soélis Teixeira do Prado
Martins, Edson Ferreira
Faversani, Fábio
Referência: CAVALHEIRO, Paulo Henrique Franco. VT AENEAS AVGVSTVS : a retórica das imagens de Augusto na Eneida de Virgílio. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: A imagem de Augusto, sobretudo após o início de seu principado, buscava centrar sua imagem em uma propaganda politico-religiosa que utilizava os mais diversos expedientes de composição, como a estatuária, numismática e a poesia. Entre as obras de seu círculo, podemos encontrar na Eneida uma das mais poderosas, complexas e perenes obras da literatura romana, emulada por diversos autores de diferentes tempos. A épica do mantuano reconstruía a lenda de Eneias, que buscava refundar Troia para seu povo após o saque e destruição pelos gregos. Ao reconstruir o mito, o poeta deixa claro o elogio a Augusto e toda a casa juliocesariana, buscando vincular sua imagem a um passado mítico e a promessa de glória sobre o governo de Augusto. Por meio de extenso material para nossa metodologia de análise, nos valemos, sobretudo, dos trabalhos de Luke (2014), Rocha Pereira (1989), Panoussi (2010) e Grebe (2004). Nesse sentido, analisamos o discurso da Eneida e os efeitos retóricos e poéticos que emergem da produção dessa obra, assim como a construção do ethos dos personagens e seus equivalentes históricos, tentando verificar, sobretudo, como a imagem de Augusto e da casa juliocesariana é elogiada em meio à miríade de emulações e referências às lendas antigas. Dessa maneira, verificamos que as imagens de Eneias e Numa são construídas ao longo do texto imbricadas na imagem do princeps, sendo cada uma, respectivamente, uma face conquistadora e pacificadora, como um elogio implícito ao governante, que buscava perenizar a declaração pública de seu pai durante sua Laudatio Funebris ao seu governo, que possuía como premissas propagandísticas a paz e a frugalidade.
Resumo em outra língua: The image of Augustus, especially at the beginning of his principate, sought to focus his image on a political-religious propaganda that uses the most diverse forms of composition, such as a statuary, numismatics and poetry. Among the works of his circle, we can find in the Aeneid one of the most powerful, complex and lasting works of Roman literature emulated by several authors of different times. The Mantuan's epic rebuilt a legend of Aeneas, who sought to found Troy for his people after the plunder and destruction by the Greeks. In reconstructing the myth, the poet makes clear the praise to Augustus and the whole Juli-Caesarean house, seeking to link his image and a mythical past and a promise of glory over the government of Augustus. By means of extensive material for our methodology of analysis, we mainly use the works of Luke (2014), Rocha Pereira (1989), Panoussi (2010) and Grebe (2004). In this sense, we analyze the discourse of the Aeneid and the rhetorical and poetic effects that emerge from the production of this work, as well as a construction of the ethos of the characters and their equivalents, trying to verify, above all, how the image of Augustus and the house of Juli is praised among the myriad of emulations and references to ancient legends. In this way, we see that the images of Aeneas and Numa are built throughout the text implied in the image of the princeps, each being respectively a conquering and pacifying face, as an implicit compliment to the government, which sought to perpetuate a public declaration of its father during his Laudatio Funebris to his government, that had propagandistic premises on peace and frugality.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10517
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/11/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
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