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Título: Os benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da Libras.
Título(s) alternativo(s): Benefits of lip reading and oralization in the reading performance of profound deaf users of Brazilian Sign Language.
Autor(es): Toffolo, Andreia Chagas Rocha
Bernardino, Elidéa Lúcia Almeida
Vilhena, Douglas de Araújo
Pinheiro, Ângela Maria Vieira
Palavras-chave: Educação de surdos
Avaliação da leitura de surdos
Deaf education
Assessment of the reading of deaf
Data do documento: 2017
Referência: TOFFOLO, A. C. R. et al. Os benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da libras. Revista Brasileira de Educação, v. 22, p. 1-24, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782017000400227&script=sci_abstract>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: O aprendizado da leitura da língua portuguesa por surdos tem atraído estudiosos da área em virtude do fraco desempenho nessa habilidade apresentado pela maioria desses indivíduos. Este trabalho tem como objetivo principal averiguar se o uso da leitura labial e/ou da oralização como complemento à Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode auxiliar no processo de aprendizagem da leitura do português. Trinta e sete surdos profundos, da comunidade surda brasileira, cursando do 7º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio e com idade entre 12 e 18 anos, foram submetidos às Matrizes Progressivas de Raven, a uma entrevista semiestruturada e a dois testes de leitura. Todos os participantes são usuários da Libras, e 57% a complementam com meios alternativos de comunicação. Nossos dados sugerem que o desenvolvimento de habilidades como a leitura labial e a oralização facilitam o processo de leitura
Resumo em outra língua: The learning of reading in Portuguese language by deaf has attracted researchers due to the poor performance in this skill displayed by the vast majority of these individuals. This article aims to investigate whether the use of lip reading and/or oralization, as a complement to the Brazilian Sign Language (Libras), can help literacy in Portuguese. Thirty-seven profoundly deaf students, from the Brazilian deaf community, enrolled from the 7th year of elementary school to the 1st year of high school, aged from 12 to 18 years old, were assessed by Raven Progressive Matrices, a semi-structured interview and two reading tests. All participants are Libras users and 57% complement it with alternative communication techniques. Our data suggest that the development of lip reading and oralization skills facilitate the reading process.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10462
ISSN: 14132478
Licença: Todo o conteúdo do periódico Revista Brasileira de Educação, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Educação <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2478&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 jan. 2017.
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