Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10402
Título : Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.
Otros títulos : Curriculum, interdisciplinary and contextualization in mathematics.
Autor : Santos, Fernanda Pereira
Nunes, Célia Maria Fernandes
Viana, Marger da Conceição Ventura
Palabras clave : Ensino médio
Ensino integrado
Ensino técnico
High school
Integrated teaching
Fecha de publicación : 2017
Citación : SANTOS, F. P. et al. Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 99-118, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33080>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumen : Aqui se apresenta uma exploração do conceito de currículo e sua relação com metodologias de ensino relacionadas à interdicisplinaridade e a contextualização. O objetivo da pesquisa foi mostrar a possibilidade de realizar, em um curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, aulas pautadas num currículo que considere a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo formativo do estudante, durante aulas da disciplina Matemática. Para isso foram realizadas entrevistas com docentes que atuavam nesse curso, aplicado um questionário aos estudantes e analisados os materiais didáticos. Observou-se que é possível a aplicação de um currículo interdisciplinar, envolvendo a Matemática e os diversos componentes curriculares, através de uma abordagem contextualizada.
metadata.dc.description.abstracten: Here we present an exploration of the concept of curriculum and its relationship with teaching methodologies related to interdicisplinarity and contextualization. The objective of the research was to show the possibility of performing classes in a curriculum that considers the importance of contextualization and interdisciplinarity in the student 's training process, during classes in Mathematics. For this, interviews were conducted with teachers who worked in this course, applied a questionnaire to the students and analyzed the didactic materials. It was observed that it is possible to apply an interdisciplinary curriculum, involving Mathematics and the various curricular components, through a contextualized approach.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10402
ISSN : 19833156
metadata.dc.rights.license: O periódico Educação Matemática Pesquisa permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais). Fonte: Educação Matemática Pesquisa <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 07 nov. 2016.
Aparece en las colecciones: DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_CurrículoInterdisciplinaridadeContextualização.pdf858,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.