Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10402
Título: Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.
Título(s) alternativo(s): Curriculum, interdisciplinary and contextualization in mathematics.
Autor(es): Santos, Fernanda Pereira
Nunes, Célia Maria Fernandes
Viana, Marger da Conceição Ventura
Palavras-chave: Ensino médio
Ensino integrado
Ensino técnico
High school
Integrated teaching
Data do documento: 2017
Referência: SANTOS, F. P. et al. Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 99-118, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33080>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: Aqui se apresenta uma exploração do conceito de currículo e sua relação com metodologias de ensino relacionadas à interdicisplinaridade e a contextualização. O objetivo da pesquisa foi mostrar a possibilidade de realizar, em um curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, aulas pautadas num currículo que considere a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo formativo do estudante, durante aulas da disciplina Matemática. Para isso foram realizadas entrevistas com docentes que atuavam nesse curso, aplicado um questionário aos estudantes e analisados os materiais didáticos. Observou-se que é possível a aplicação de um currículo interdisciplinar, envolvendo a Matemática e os diversos componentes curriculares, através de uma abordagem contextualizada.
Resumo em outra língua: Here we present an exploration of the concept of curriculum and its relationship with teaching methodologies related to interdicisplinarity and contextualization. The objective of the research was to show the possibility of performing classes in a curriculum that considers the importance of contextualization and interdisciplinarity in the student 's training process, during classes in Mathematics. For this, interviews were conducted with teachers who worked in this course, applied a questionnaire to the students and analyzed the didactic materials. It was observed that it is possible to apply an interdisciplinary curriculum, involving Mathematics and the various curricular components, through a contextualized approach.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10402
ISSN: 19833156
Licença: O periódico Educação Matemática Pesquisa permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais). Fonte: Educação Matemática Pesquisa <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 07 nov. 2016.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CurrículoInterdisciplinaridadeContextualização.pdf858,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.