Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10401
Título: Utilizando o GeoGebra para a construção do conceito de integral de Riemann no ensino de análise real.
Título(s) alternativo(s): Using GeoGebra for the construction of the concept of Riemann integral in teaching real analysis.
Autor(es): Oliveira, João Lucas de
Reis, Frederico da Silva
Palavras-chave: Mathematics education in higher education
Educação matemática no ensino superior
Data do documento: 2017
Referência: OLIVEIRA, J. L. de; REIS, F. S. Utilizando o GeoGebra para a construção do conceito de integral de Riemann no ensino de análise real. Vidya, Santa Maria, v. 37, p. 417-434, 2017. Disponível em: <https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/2049>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa realizada sobre as contribuições da utilização do software GeoGebra aos processos de ensino e aprendizagem de Integral de Riemann em disciplinas de Análise Real, oferecidas em cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. A fundamentação teórica se deu em pesquisas sobre Processos do Pensamento Matemática Avançado, Rigor e Intuição no Ensino de Cálculo e Análise. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo um estudo de caso, pois se buscou a compreensão de professores de duas universidades federais do estado de Minas Gerais. Foram elaboradas e avaliadas atividades de exploração visual e numérica relacionadas ao conceito de Integral de Riemann. Os resultados apontaram que a utilização do software GeoGebra contribuiu para uma possível discussão entre professores e alunos no que tange à construção e ressignificação do conceito de Integral de Riemann na Análise e/ou na transição entre o Cálculo e a Análise.
Resumo em outra língua: This paper presents a research carried out on the contributions of the use of the GeoGebra software to the teaching and learning processes of Riemann Integral in Real Analysis disciplines offered in graduation and bachelor degree courses in Mathematics. The theoretical foundation was given in researches on Processes of Advanced Mathematical Thinking, Rigor and Intuition in Teaching Calculus and Analysis. The research was qualitative, being a case study, because it was sought the understanding of professors of two federal universities of the state of Minas Gerais. Visual and numerical exploration activities related to the concept of Riemann Integral were elaborated and evaluated. The results showed that the use of the GeoGebra software contributed to a possible discussion between teachers and students regarding the construction and re-signification of the Riemann Integral concept in the Analysis and/or transition between Calculus and Analysis.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10401
ISSN: 0104270X
Licença: Os trabalhos publicados na Vydia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Vydia <http://periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA>. Acesso em: 02 fev. 2017.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_UtilizandoGeogebraConstrução.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.