Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10386
Title: O papel dos questionamentos do professor em atividades fundamentadas em modelagem analógica.
Authors: Andrade, Gabriela Mara de Paiva Campos
Mozzer, Nilmara Braga
Oliveira, Thais Mara Anastácio
Keywords: Equilíbrio quimíco
Issue Date: 2017
Citation: ANDRADE, G. M. de P. C.; MOZZER, N. B.; OLIVEIRA, T. M. A. O papel dos questionamentos do professor em atividades fundamentadas em modelagem analógica. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 4535-4540, 2017. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/6-_O_papel_dos_questionamentos_do_professor_em_atividades_fundamentadas_em_modelagem.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.
Abstract: : Nosso trabalho tem como objetivo investigar o papel dos questionamentos de uma professora de química na co-construção de conhecimentos em atividades fundamentadas em modelagem analógica. Selecionamos um grupo de quatro estudantes de uma escola pública localizada em Mariana-MG, Brasil. Todas as aulas foram transcritas, os questionamentos da professora foram categorizados e analisados de acordo com seu papel em cada uma das etapas da modelagem analógica. Os resultados evidenciaram que tais questionamentos foram os principais responsáveis por orientar o processo, auxiliando os estudantes na explicitação e explicação das ideias que fundamentavam suas proposições e na reflexão sobre o potencial explicativo e limitação dos seus modelos e analogias.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10386
ISSN: 21746486
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Revista Enseñanza de las Ciencias estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista Enseñanza de las Ciencias <http://ensciencias.uab.es/index>. Acesso em: 04 ago. 2017.
Appears in Collections:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PapelQuestionamentosProfessor.pdf212,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.