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dc.contributor.advisorAntunes, Leandra Batistapt_BR
dc.contributor.authorLataliza, Naaman Mendes-
dc.date.accessioned2018-10-16T13:00:39Z-
dc.date.available2018-10-16T13:00:39Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLATALIZA, Naaman Mendes. Análise prosódico-discursiva das dimensões ethica e patêmica na ancoragem de telejornais sensacionalistas. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10372-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractPartindo da ideia de que os elementos prosódicos são constitutivos da construção dos sentidos nas diversas interações verbais, o presente trabalho alia a análise dos elementos sonoros suprassegmentais às tópicas retóricas das imagens de si (ethos) e das paixões possivelmente suscitadas (pathos) no contexto de enunciação conhecido como telejornal sensacionalista. Para tal, são feitas análises prosódico-discursivas da ancoragem dos jornalistas Marcelo Rezende e José Luiz Datena, frente a seus respectivos programas Cidade Alerta e Brasil Urgente. A análise prosódico-discursiva consistiu em ressaltar possíveis ethos recorrentemente construídos na enunciação e buscar, perceptivamente, afetos sociais que corroborassem essa construção, além de verificar possíveis projeções do afeto, ou seja, a disseminação no auditório do estado “sentido” pelos locutores. Além dos momentos afetivos, selecionaram-se também momentos neutros para, com uma análise acústica comparativa, mostrar quais são os elementos prosódicos de que o locutor lança mão no momento de expressão dos estados afetivos. Os aspectos prosódicos analisados foram a configuração geral da frequência fundamental (apontado na literatura prosódica como o aspecto mais mobilizado na expressão atitudinal), as taxas de articulação e elocução, a presença e a duração das pausas e a duração das tônicas (elementos importantes na enunciação telejornalística). Na ancoragem de Datena, encontramos a recorrente imagem de porva-voz do povo, construída com o estado ao qual chamamos de indignação, que mobilizou, de acordo com as análises acústicas (de 69 enunciados atitudinais e 30 neutros), maiores valores em todos os pontos da frequência fundamental, além de tônicas com maior duração em relação ao neutro. Na ancoragem de Marcelo Rezende, encontramos o desvelamento de um narrador, construído com uma gama de estados afetivos a qual demos o nome de fala afetada. A análise acústica do momento afetado (36 enunciados), em comparação com o neutro (36 enunciados), mostrou que, aquele, foi construído com um registro bem mais alto de frequência fundamental, além de uma fala mais devagar e tônicas mais longas. Apesar de não termos encontrado um padrão nas imagens construídas de si pelos apresentadores, alguns parâmetros prosódicos foram constantes na expressão atitudinal (que corroborava a construção ethica) de ambos os apresentadores. Além disso, um elemento fortemente marcado nas duas ancoragens é o excessivo apelo ao desencadeamento de sensações nos telespectadores: seja de revolta, de alegria, de angústia, de medo, de antipatia, de repulsa, etc. Longe de esgotar o gênero telejornalístico sensacionalista, o presente trabalho visou a propor uma metodologia para um estudo interdisciplinar para se mostrar como a dimensão prosódica é importante na construção ethica e patêmica do discurso e se entender melhor o tão popular tom sensacionalista.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa versificaçãopt_BR
dc.subjectOratóriapt_BR
dc.subjectSensacionalismo na televisãopt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.subjectPathos - the greek wordpt_BR
dc.titleAnálise prosódico-discursiva das dimensões ethica e patêmica na ancoragem de telejornais sensacionalistas.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/10/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeAntunes, Leandra Batistapt_BR
dc.contributor.refereeMendes, Paulo Henrique Aguiarpt_BR
dc.contributor.refereeMarusso, Adriana Silviapt_BR
dc.description.abstractenKeeping in mind the fact that prosodic elements are a part of meaning construction in the most diverse verbal interactions, this present paper analyses the links between suprasegmental sound elements and topics of the subject’s self-image (ethos) and their raised passions to their locutor (pathos) in the context of enunciation known as the sensationalistic news report. So, we chose prosodic-discursive items of speeches from the news anchors Marcelo Rezende and José Luiz Datena, which were taken from the shows presented by both, Cidade Alerta and Brasil Urgente, respectively. This prosodic-discursive analysis consisted on emphasizing possible current ethos built in the enunciation. Then, the sentences were selected, perceptively, based on social affects that could confirm this construction. Another goal was to verify possible affect projection, that is, the dissemination on the audience of the states “felt” by the speaker. Apart from the affective moments, we have also selected neutral moments, since it is necessary to show which prosodic elements the speaker uses in the moments of affective states expressions for a proper comparative acoustic analysis. The prosodic aspects considered were the general configuration of the fundamental frequency (pointed by the literature as the most important aspect in the attitudinal expression), the articulation and utterance rates, the presence and duration of pauses and the duration of the stressed syllables (important elements in the television journalism enunciation). In Datena, we found the recurrent self-image as the people’s spokesman, built with the state we call indignation, which used, according the acoustic analysis (out of 69 attitudinal and 30 neutral utterances), bigger values in all spots of fundamental frequency, as well as stressed syllables with a longer duration. In Rezende, we found the unveiling of a narrator, built with a load of affective states which we called affected speech. The acoustic analysis in the affected moment (36 utterances), in comparison with the neutral ones (36 utterances), has shown that the first type was pronounced with a much higher register of fundamental frequency, besides from the fact that the speech was slower and the stressed syllables were longer. Although we had not found a pattern in the self-images used between the speakers, some prosodic parameters were constant in the attitudinal expression (which confirmed the ethos construction) in both hosts. Besides, a very strong element in the speakers is the excessive appeal to the triggering of feelings to the audience: either of rebellion, joy, misery, fear, dislike, repulse, etc. Far from exhausting the genre, the present project intended to offer a methodology to an interdisciplinary study with the intention of showing how prosody is important to the construction of ethos and pathos in the discourse and helps better understanding the so-called sensationalistic tone.pt_BR
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