Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10371
Title: Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.
Authors: Martins, Marileny Aparecida
Ferreira, Ana Cristina
Keywords: Educação matemática inclusiva
Formação de professores
Deficiência visual
Inclusive mathematics education
Teacher education
Issue Date: 2017
Citation: MARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C. Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/412>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Abstract: O presente artigo tem como propósito analisar o potencial de um curso de extensão para o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática em uma perspectiva inclusiva. Esse estudo, de natureza qualitativa, é um recorte de uma pesquisa de mestrado e se insere no campo da Formação de Professores para uma Educação Matemática Inclusiva e utilizou: observação, questionário, diário de campo, gravações em áudio e vídeo dos encontros e registros produzidos pelos participantes aolongo do curso como fontes para a produção de dados. Os resultados evidenciam que o curso, além de sensibilizar os participantes em relação à Educação Matemática Inclusiva, contribuiu para a mobilização de saberes relacionados ao ensino de Matemática paraalunos com deficiência visual tanto em relação ao conteúdo matemático e sua didática, quanto relacionados à organização da classe e produção de materiais.
metadata.dc.description.abstracten: The present paper has as purpose to analyze the potential of an extension course for the professional development of teachers and future mathematics teachers in an inclusive perspective. This study, of qualitative nature, is a cutting of a masterresearch´s, and it is inserted in the field of Teacher Education for Inclusive Mathematics Education and involved: observation, questionnaire, field journal, tape and video records from the meetings and produced by the participants involved like as sources of the datas production. The results show that, the extension course, as well as raising awareness in the participants with relation to the inclusive mathematics, contributed to mobilization of knowledge related to the teaching of mathematics of the students with visual impairments both in relation to the mathematical content and its didactics and related to the organization of the class and production of materials.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10371
ISSN: 25266136
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados pela Revista Educação Matemática Debate estão sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY-ND) que permite o compartilhamento do trabalho em qualquer suporte ou formato com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem modificação no original. Fonte: Revista Educação Matemática Debate <http://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_FormaçãoProfessoresInclusão.pdf474,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.