Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10369
Título : Interação no ciberespaço e formação de professores : análise da sala de interação virtual do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.
Otros títulos : Interacción en el ciberespaço y formación de profesores : análisis de la sala de interacción virtual del Programa Escola de Gestores en la Universidad Federal de Ouro Preto
Autor : Oliveira, Breynner Ricardo de
Martins, Lídia Gonçalves
Duarte, Adriana Otoni Silva Antunes
Palabras clave : Educação a distância
Formação continuada de professores
Educación a distancia
Formación continuada de profesores
Saber polidocente
Fecha de publicación : 2017
Citación : OLIVEIRA, B. R. de et al. Interação no ciberespaço e formação de professores : análise da sala de interação virtual do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 1441-1461, ago./2017. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10078>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumen : Este artigo analisa a contribuição da Sala de Interação Virtual para o processo de mediação e supervisão do trabalho pedagógico no Programa Nacional Escola de Gestores (PNEG), na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É um dos resultados de uma pesquisa realizada com a equipe de formação do programa, cujo objetivo foi avaliar como os saberes docentes da equipe de formadores são mobilizados e se contribuem para a conformação de um saber polidocente; foram entrevistados 26 profissionais da equipe polidocente que atuaram no programa no período de 2013 a 2015. A análise de conteúdo foi assistida pelo software NVivo®. Os resultados indicam que a Sala de Interação Virtual é um espaço que promove rodadas de interações e trocas com outras pessoas da equipe, contribuindo para a implementação das ações de formação no ciberespaço.
metadata.dc.description.abstracten: Este artículo analiza la contribución de la Sala de Interacción Virtual para el proceso de mediación y supervisión del trabajo pedagógico en el Programa Nacional Escola de Gestores (PNEG), en la Universidad Federal de Ouro Preto (UFOP). Uno de los resultados de una investigacíon realizada con el equipo de formación del programa, cuyo objetivo fue evaluar cómo los conocimientos docentes del equipo de formadores son movilizados y se contribuyen a la conformación de un saber polidocente, fueron entrevistados 26 profesionales del equipo polidocente que actuaron en el PNEG, de 2013 a 2015. El análisis de contenido fue asistido por el software NVivo®. Los resultados indican que la Sala de Interacción promueve sucesivas rondas de intercambios entre el equipo, contribuyendo a la implementación de las acciones de formación en el ciberespacio.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10369
ISSN : 19825587
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Rev. Ibero-Ameicana de Estudos em Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. Fonte: Revista Ibero-Ameicana de Estudos em Educação <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/about>. Acesso em: 28 jan. 2018.
Aparece en las colecciones: DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_InteraçãoCiberespaçoFormação.pdf321,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.