Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10364
Title: Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.
Authors: Ferreira, Ana Cristina
Costa, Viviane Cristiane
Keywords: Educação matemática inclusiva
Formação continuada
Ensino de matemática para surdos
Issue Date: 2017
Citation: FERREIRA, A. C.; COSTA, V. C. Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 1, n. 2, p. 239-257, jul./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7486>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Abstract: Mesmo com os avanços na legislação brasileira relacionados à Educação Inclusiva, a prática cotidiana das escolas e dos cursos de formação de professores ainda está muito distante do desejável. No caso específico do ensino de Matemática para alunos surdos, apesar da obrigatoriedade de existência de intérpretes nas escolas e da disciplina de Libras nos cursos de Licenciatura, o cenário não é muito diferente. Uma formação de professores para atuar nesse cenário é uma tarefa urgente tanto nos cursos de Licenciatura quanto nos espaços dedicados à formação continuada. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve como propósito analisar possíveis contribuições de um curso de extensão para a mobilização de saberes docentes relacionados à inclusão de alunos surdos nas aulas de Matemática em classes regulares. Nesse artigo, analisamos a experiência vivida por uma participante, Júlia. Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio ou vídeo dos encontros, diário de campo da pesquisadora, bem como registros produzidos pela participante ao longo do curso e questionário respondido por ela. Os resultados evidenciam que ela se engajou ativamente nas atividades realizadas ao longo do curso e que ampliou seus saberes ao vivenciar e construir tarefas matemáticas que poderiam ser desenvolvidas com todos os alunos, inclusive surdos. Há indícios de que ela mobilizou conhecimentos matemáticos para a inclusão e, em particular, conhecimentos pedagógicos do conteúdo. A professora ainda ressignificou sua percepção dos papeis do intérprete e do professor de Matemática em classes inclusivas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10364
ISSN: 25943901
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados pela Revista Ensino e Tecnologia em Revista estão sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Ensino e Tecnologia em Revista <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EducaçãoMatemáticaInclusiva.pdf850,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.