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Título: Por Marias e Evas : potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro.
Autor(es): Cantasini, Thaiz Barros
Orientador(es): Pereira, Elvina Maria Caetano
Palavras-chave: Performance - arte
Estética
Feminismo e arte
Ética
Data do documento: 2017
Membros da banca: Fischer, Stela Regina
Dias, Luciana da Costa
Pereira, Elvina Maria Caetano
Referência: CANTASINI, Thaiz Barros. Por Marias e Evas : potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: Nesta pesquisa, investigo, a partir das noções de performance e programa performativo (Eleonora Fabião), das formas estéticas dos atos éticos (Ileana Diéguez), bem como da noção de performatividade de gênero (Judith Butler), os mecanismos e estratégias de desconstrução da noção de gênero a partir do desenvolvimento de um programa performativo: “Por Marias e Evas”, iniciado em setembro de 2015.O programa performativo “Por Marias e Evas” foi tecido em cinco etapas. Em todas as etapas, o diálogo entre mulheres foi o motor para as experimentações que partiram de inquietações advindas da esfera privada para a esfera pública. O programa performativo teve como mote o encontro e o diálogo entre mulheres. E dialogando é que o conceito de performatividade de gênero (Butler) foi comprovado e, sendo assim, foi impossível pensar em estética sem pensar em ética. O programa performativo foi elaborado gerando encontros que provocaram possibilidades de desconstrução das noções de gênero, potencializando a urgência do encontro e, principalmente, tomando-o como fazer artístico.
Resumo em outra língua: In this research, I investigate, from the notions of performance and performative program (Eleonora Fabião), the aesthetic forms of ethical acts (Ileana Diéguez), as well as the notion of gender performativity (Judith Butler), the mechanisms and strategies of deconstruction of the notion of gender from the development of a performative program: "For Marias and Evas", begun in September, 2015. The performative program "For Marias and Evas" has been woven into five stages. At all stages, dialogue between women has been the driving force for the trials that started from the private sphere to the public sphere. The performative program has had as its motto the meeting and the dialogue between women. And dialoguing is that the concept of gender performativity (Butler) has been proven and, thus, it has been impossible to think about aesthetics without thinking about ethics. The performative program has been elaborated generating meetings that provoked possibilities of deconstruction of the notions of gender, potentiating the urgency of meeting and, mainly, taking it as artistic making.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10360
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/10/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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