Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10349
Título: Qlaira : análise da preeminência na contracepção natural.
Autor(es): Santos, Anlles Viana
Guimarães, Bernardo Carneiro de Sousa
Nogueira, Caio Carlos Silveira
Passamani, Elton Valane
Mendes, João Pedro Marta
Souza, José Helvécio Kalil de
Palavras-chave: Contraceptivos orais combinados
Trombose venosa profunda
Data do documento: 2017
Referência: SANTOS, A. V. et al. Qlaira : análise da preeminência na contracepção natural. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, v. 18, n. 2, p. 91-94, mar./mai. 2017. Disponível em: <https://www.mastereditora.com.br/periodico/20170401_165903.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.
Resumo: Dentre as grandes revoluções ocorridas no Brasil no século passado, destaca-se a utilização da pílula anticoncepcional. Seus efeitos adversos tornaram necessário o desenvolvimento de grande diversidade de doses e tipos de posologia para otimizar o uso do medicamento. Nesse contexto, o Qlaria é abordado como um medicamento com baixa ocorrência de efeitos colaterais por sua dosagem baixa. O seu efeito dito como natural ocorre por seu regime permitir níveis estáveis de 17β-estradiol sem retirada de estrogênio durante a fase de placebo, sugerindo que a produção de estrogênio ainda é endógena. Não há estudos que comprovem a superioridade do Qlaira em relação aos outros contraceptivos orais combinados na redução de sintomas de dismenorreia, cefaleia e labilidade. Ademais, estudos apontam queixas de outros sintomas como acne, ganho de peso e dor no peito em pacientes usuarios de Qlaira. Vários estudos feitos mostraram menor impacto no perfil lipídico e hemostático nas mulheres usuarias de Qlaira. No entanto, deve-se ter em mente que os parâmetros lipídicos e hemostáticos são apenas marcadores e têm de ser validados como bons preditores da ocorrência de eventos clínicos. Diante disso, há uma carência de experimentos e informações que comprovem o benefício do Qlaira em reduzir tromboembolismo venoso.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10349
ISSN: 23174404
Licença: O periódico Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário no dia 16 de out. de 2014.
Aparece nas coleções:DECGP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_QlairaAnálisePreeminência.pdf584,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.