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Título: A prática pedagógica da Escola Estadual Dom Benevides entre os anos de 1971-1985 : uma análise da presença da concepção produtivista da educação.
Autor(es): Souza, Marilene de Fatima
Orientador(es): Carvalho, Rosana Areal de
Palavras-chave: Brasil - Historia - 1964 - 1985
Currículos
Ensino - legislação
Data do documento: 2018
Membros da banca: Carvalho, Rosana Areal de
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Azevedo, Denilson Santos de
Referência: SOUZA, Marilene de Fatima. A prática pedagógica da Escola Estadual Dom Benevides entre os anos de 1971-1985 : uma análise da presença da concepção produtivista da educação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar a presença da concepção produtivista de educação na prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino de 1º grau na Escola Estadual Dom Benevides entre os anos de 1971 a 1985. A escola encontra-se localizada na cidade de Mariana, Minas Gerais. Sabemos que na história da educação brasileira as reformas educacionais e as formas institucionalizadas de ensino ocuparam lugar de destaque. Em 1964 assistiu-se ao golpe civil-militar que, ao assegurar a continuidade de um modelo socioeconômico caracterizado pela organização da sociedade urbano-industrial centrada na racionalidade técnica, fomentou a concepção pedagógica de cunho autoritário e produtivista na relação entre a educação e o trabalho. Assim, nos anos de 1970 ocorreu a reforma de 1 º e 2º graus por meio da Lei nº 5.692 de 1971 e diversos pareceres a ela relacionados. Esta normatização teve como objetivo proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, a qualificação para o trabalho e o exercício da cidadania, sendo que esta consistia na projeção social e política da autorrealização e do trabalho. No Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Educação elaborou o documento “Interesses e aptidões no currículo de 1º grau” (1975), baseado na legislação educacional vigente e demais pareceres. Este documento foi encaminhado às escolas da rede estadual de ensino, a fim de orientar professores e demais especialistas da educação quanto à sondagem e interesses de aptidões no ensino de 1º e 2º graus. Como fontes utilizamos dois conjuntos: documentos oficiais tais como, leis e pareceres; e os documentos escolares e entrevistas. Fundamentamos nossa pesquisa nos pressupostos da história cultural e nossas análises nos conceitos de educação tecnicista, produtivista e em estudos sobre currículo. Podemos concluir que na escola estudada esteve presente em sua prática educativa elementos da concepção produtivista de educação, conformados pelas possibilidades da formação docente, pelo delineamento da função do especialista da educação (supervisor pedagógico) e pelas atividades realizadas no interior da instituição. Pouco tem-se discutido sobre a relação produtivista da educação nos anos iniciais no âmbito das cidades menores, como é o caso desta investigação, sobretudo, no período da ditadura militar. Entendemos que este trabalho pode colaborar para o conhecimento e valorização da cultura escolar local.
Resumo em outra língua: This research aimed to investigate the presence of produtivist concept in education in the pedagogical practices of the initial years of first grade Education at Dom Benevides State School from 1971 to 1985. This school is located at 23, “Dom Benevides” square, downtown, in the city of Mariana, Minas Gerais. It is known that in Brazilian history of education the educational reformations and institutional forms of teaching must be in focus. In 1964 it was witnessed the civil-militar coup, which assured the continuity of a socio-economical model characterized by the urban-industrial society centered in a technical rationality, fostering the pedagogical conception of authoritarian and produtivist features regarding work and education. Therefore, in 1970 there was a reformation of first and second grades, by the Law number 5.692, from 1971, and many guidelines related to it. This regulation was intended to provide the students with a formation that made possible to expand their potentialities, qualify them for the job market and lead them to exercise citizenship, which consisted of the projection of social and political self-acting and work. In the state of Minas Gerais, the State Education Department elaborated the document “Interesses e aptidões no currículo de 1º grau” (1975), based on the current educational legislation and other Guidelines. This document was directed to the schools of the state education, in order to guide teachers and other education specialists through the approaches and skills of interest in the first and second grade. As source material, we selected two groups: official documents such as laws and guidelines; and the school documents and interviews. The framework for this study was built from the cultural history assumptions and our analyses of technician education and produtivist concepts and also studies about the curriculum. We can conclude that at the studied school there were in its educational practices elements of produtivist conception in education, in line with the possibilities of teaching formation, the delimitation of the tasks assigned to the education specialist (pedagogic supervisor) and activities performed inside the institution. It has rarely been discussed about the produtivist relationship in the education of initial years regarding smaller cities, as the one of this investigation, mainly in the period of military dictatorship. We acknowledge that this work can contribute to the understanding and valorization of local educational culture.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10309
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/10/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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