Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10307
Título: O debate sobre África e as relações etnicorraciais na prática jogada para o ensino de história nas escolas de Mariana-MG.
Autor(es): Ferreira, Eduardo Mognon
Orientador(es): Lopes, Ana Mônica Henriques
Silva, Marcelo Donizete da
Palavras-chave: Jogos
História - estudo e ensino
Data do documento: 2018
Membros da banca: Roza, Luciano Magela
Santos, Lorene dos
Lopes, Ana Mônica Henriques
Referência: FERREIRA, Eduardo Mognon. O debate sobre África e as relações etnicorraciais na prática jogada para o ensino de história nas escolas de Mariana-MG. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: Este presente trabalho busca perceber a relação do jogo como estratégia didática para o campo do ensino da história e as relações etnorraciais. Ao longo da pesquisa que fora realizado nas escolas de educação básica na cidade de Mariana-MG, buscou-se através do modelo de projetos de trabalho utilizar o jogo como uma ação didática possível. O problema desta pesquisa centra-se em demonstrar como tal recurso pode ser parte de um projeto de formação e organização da ação docente dentro de sala de aula e utilizar desta criatividade para desenvolver novos campos didáticos. Para tanto, foram estudados autores da área de projetos Hernandéz (1999), jogos Giacomoni e Pereira (2013) e materialismo histórico como base política estrutural Gramsci (1982); Saviani (1999). Tendo ainda a perspectiva da ação do jogo como açõe possíveis dentro do ensino de história Gabriel (2002); Huizinga (2000). E por fim o estudo da temática África e relações étnico-raciais para embasar teoricamente a discussão do objeto dentro da perspectiva da temática. Na pesquisa de campo levou em consideração o advento prático das relações de ensino da sala de aula e a intervenção das ações do professor-mediador como um acionador de conhecimentos coletivos e ativistas nas relações de transformação do espaço da sala de aula como nas questões ligadas ao projeto de coletividade através do jogo como recurso. E por fim refletiu sobre os achados da pesquisa, demonstrando de maneira qualitativa o efeito do jogo para o ensino de história nas relações étnico-raciais. Refletindo suas ações sobre possíveis práticas para pensar novas alternativas didáticas para o campo da educação de um modo geral.
Resumo em outra língua: This paper seeks to understand the relationship of play as a didactic strategy for the field of history teaching and ethno-racial relations. Throughout the research that was carried out in the basic education schools in the city of Mariana-MG, it was sought through the work projects model to use the game as a possible didactic action. The problem of this research focuses on how such a resource can be part of a project of formation and organization of the teaching action within the classroom and use of this creativity to develop new didactic fields. For that, authors of the project area Hernandéz (1999), games Giacomoni and Pereira (2013) and historical materialism as structural political base Gramsci (1982); Saviani (1999). Still having the perspective of the action of the game as possible actions within the history teaching Gabriel (2002); Huizinga (2000). Finally, the study of the African theme and ethno-racial relations to theoretically base the discussion of the object within the perspective of the theme. In the field research, it took into account the practical advent of classroom teaching relationships and the intervention of teacher-mediator actions as a trigger for collective knowledge and activists in the transformation relationships of classroom space as in issues related to collectivity project through the game as a resource. And finally, he reflected on the findings of the research, demonstrating in a qualitative way the effect of the game for the teaching of history in ethno-racial relations. Reflecting their actions on possible practices to think about new educational alternatives to the field of education in general.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10307
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/10/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DebateÁfricaRelações.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons