Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10266
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLebourg, Elodia Honse-
dc.contributor.authorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
dc.date.accessioned2018-09-27T15:17:11Z-
dc.date.available2018-09-27T15:17:11Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLEBOURG, E. H.; COUTRIM, R. M. E. Eu não queria estar aqui : juventude, ensino médio e deslocamento. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 609-627, abr./jun. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362018000200609&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn01003143-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10266-
dc.description.abstractO ingresso no ensino médio significa, para muitos estudantes, um momento importante para o processo de constituição de suas identidades. Este artigo é fruto de um estudo que buscou compreender como jovens de um pequeno distrito que passaram a se deslocar diariamente para a sede do município para cursar o ensino médio perceberam esse processo de transição. Para a pesquisa, foram ouvidos oito jovens, e seus depoimentos foram analisados por meio de perfis de configuração. Constatou-se que, para eles, assim como para outros na mesma situação, o ingresso no ensino médio é um momento delicado de transição que, além da mudança de escola, exige alterações em suas rotinas, interfere em suas relações com o espaço e em seus laços de sociabilidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleEu não queria estar aqui : juventude, ensino médio e deslocamento.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseTodo o conteúdo do periódico Educação e Realidade, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação e Realidade <http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 07 nov. 2016.pt_BR
dc.description.abstractenEntering the high school means, for many students, an important moment for the establishment of their identity. This article is the result of a study that sought to understand how young people from a small district that started to travel daily to the municipal center to study at the High School realized this transition process. Eight young people were heard, and their statements were analyzed using configuration profiles. It was found that, for them, as well as for others in the same situation, entering the High School is a delicate moment of transition that, besides the change of school, requires changes in their routines and interfere in their relations with the space and their sociability ties.pt_BR
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Não QueriaEstar.pdf208,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.